Taiadablog: FAB faz teste com avião não tripulado !!!

terça-feira, 11 de maio de 2010

FAB faz teste com avião não tripulado !!!

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou nesta segunda-feira seu primeiro Veículo Aéreo Não-Tripulado (Vant). A demonstração da aeronave foi feita na Base Aérea de Santa Maria (RS), com as presenças do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e de representantes do Exército e da Marinha.

O equipamento em avaliação é o Hermes 450, fabricado pela empresa israelensa Elbit Systems. O Vant mede 6 m de comprimento e 10 m de envergadura (da ponta de uma asa a outra). Voa a 110 km/h, pode atingir cerca de 5 mil metros de altitude e permanecer por mais de 15 horas em voo.

O equipamento chegou ao País em 9 de dezembro do ano passado e, ao longo do mês de janeiro, militares da FAB iniciaram o seu treinamento com o apoio de especialistas israelenses.


Em outubro do ano passado, a Polícia Federal arrematou 15 aeronaves não-tripuladas para fazer a vigilância da Amazônia e sobrevoar as favelas. Controlados à distância, os equipamentos da empresa israelense IAI (Israel Aerospace Industries) foram comprados por R$ 345 milhões.

Os aviões do modelo Heron são usados por órgãos de defesa de países como EUA e Canadá. No Brasil é usado para mapear e monitorar todo o território nacional.

Com 16 m de envergadura e uma autonomia de vôo de 36 horas, os "aviões espiões" da Polícia Federal são capazes de enxergar túneis subterrâneos e monitorar o contrabando de armas, o tráfico de drogas e os grupos armados nas fronteiras e nas favelas.

O diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, explicou em setembro de 2009 que as aeronaves permitem a identificação de pessoas até mesmo em baixo da copa das árvores, após a emissão de um tiro, pelo calor gerado.

Um comentário:

Bernado disse...

É incrivel com as riquesas naturais do Brasil o nosso pais possuir apenas 121 caças de guerra, e o pior a gente tem uma empresa como a Embraer que não é capaz nem de desenvolver um proprio caça de guerra e quando quis desenvolver um caça brasileiro entrou no consórcio AMX e fabricou o sucatão do caça A-1.
Sem dizer que agora o nosso governo quer comprar 36 caças, sendo que os 3 modelos escolhidos são uns verdadeiros lixos. Se a ideia é proteger o nosso pais de possiveis ataques porque o nosso governo não comprou os caças russo da Mikoyan de preferencia o mais recente que é o MiG-35 ai sim a gente estaria protegendo o nosso pais.
Pois foi durante a Guerra do Golfo, que um caça russo da Mikoyan um MiG-25 iraquiano derrubou um F/A-18 Hornet da Força Aerea Americana. Em materia de caças é com os russos, e não os americanos, franceses, nem suecos.