Taiadablog: Vai reabrir o garimpo de Serra Pelada !!!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Vai reabrir o garimpo de Serra Pelada !!!


Saiu publicado no Diário Oficial da União de hoje a autorização para a retomada do garimpo em Serra Pelada, no sul do estado do Pará. Fechadas desde 1992, as jazidas ficaram imortalizadas pelas imagens dos garimpeiros formando um verdadeiro formigueiro humano nas encostas do local.
Serra Pelada foi considerada o maior garimpo a céu aberto do mundo.

A exploração foi concedida pelo governo federal para a empresa Serra Pelada Desenvolvimento Mineral, formada por uma cooperativa de garimpeiros – com 45 mil associados – e uma companhia canadense de exploração de minérios, a Colossus Minerals, que detém 75% da sociedade.
Os brasileiros ficarão com apenas um quarto do que render nas jazidas.

Agora a situação será diferente da Serra Pelada inicial. Os trabalhos serão totalmente mecanizados. Será construída uma mina subterrânea com rampa de acesso de 1,6 mil metros para a entrada de materiais.

Mas os antigos garimpeiros que ficaram fora da cooperativa não estão contentes com a situação, e para Etevaldo Arantes, do Movimento de Trabalhadores e Garimpeiros na Mineração, a exploração da mina não vai beneficiar a categoria, pois, como nas vezes anteriores, as “pessoas com mais recursos foram as beneficiadas”. A lavra rudimentar ficará restrita apenas a locais remanescentes de rejeitos da mina principal.

Prospecções mostram a existência de pelo menos 150 toneladas de ouro no subsolo, além de outros metais preciosos como platina e paládio. A nova exploração deve gerar mais de R$ 3 bilhões.
Do pouco que conheço do "garimpão", é claro que jamais voltará a ser aquilo que foi na década de 80, quando tinha mais de 100 mil homens trabalhando no local!
No garimpo, cada um faz seu próprio "ouro"! O cozinheiro, por exemplo, cobrava em 1980, 10 gramas por um bom "prato feito" !
Os pilotos de avião, cobravam 10 gramas de ouro para levar os garimpeiros para qualquer local num raio de 300 quilometros da mina; Equipamentos eletrônicos, entre 10 e 25 gramas; Perfumes e roupas, 15 gramas!
E assim, mesmo que não tenha se enfiado no meio da lama, muita gente acabou "enricando" por ali e alguns, esperam "enricar", di novo, agora!
Só acho que agora, organizado, aquele garimpo não vai render mais como outrora! Do meio daquela bagunça organizada, ao contrário do que dizem as autoridades, segundo as quais, de Serra Pelada foram retiradas 80 toneladas de ouro, podemos afirmar, sem medo de erro que foram mais de 150 toneladas pois, no inicio não havia fiscalização e ocorria muito contrabando de ouro, por quadrilhas internacionais, como a "gang da loura", que tinha uma frota de 4 aeronaves DC3, que saiam dali quase todos os dias, com carga completa!

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de comentar que vivi parte de minha juventude no garimpo de serra pelada tenho ate foto da epoca;agora que estou com 52 anos espero ter alguma recompença isso se houver onestidade por parte dos dirigentes pois ate agora so pagamos e gastamos com viajes para participar de assembleis com novas esperanças ha 20 anos boa sorte para nos ex garimpeiros que DEUS NOS ABENÇOI .