Taiadablog: Projeto Ficha Limpa retorna ao plenário da Câmara!!!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Projeto Ficha Limpa retorna ao plenário da Câmara!!!


Tratado a golpes de barriga, o projeto que impede políticos com ficha suja de disputar eleições volta a ser debatido no plenário da Câmara nesta terça (4).

Nascido nas ruas e levado ao Congresso por meio de um projeto de iniciativa popular, o texto original, referendado por 1,6 milhao de assinaturas, foi para o espaço. Previa o veto aos candidatos condenados na primeira instância do Judiciário. Uma comissão suprapartidária sugerira a primeira mudança.

Só seriam impedidos de ir às urnas os políticos condenados em julgamentos colegiados. A coisa foi jogada, portanto, para a segunda instância. Ainda assim, parecia razoável. Mas houve chiadeira generalizada. A gritaria foi maior no PMDB e no PT, sócios majoritários do consórcio governista.

Devolvida à Comissão de Justiça, a proposta está na bica de sofrer nova alteração. Será aberta uma janela para os sujos. Condenados em segunda instância, poderão recorrer. Beneficiados por uma mumunha que os advogados chamam de ‘efeito suspensivo’, continuarão elegíveis.

Ou seja, vai ao plenário uma versão esquartejada da proposta que viera das ruas. Antes de votá-la, será necessário aprovar um pedido de urgência.

É esse pedido que o presidente da Câmara, Michel Temer, cogita submeter à deliberação dos colegas nesta terça. Se aprovado, aí sim, será apreciada a proposta. Mesmo depois de lipoaspirado, o projeto não é uma unanimidade. Ainda há quem torça o nariz. e não são negligenciáveis as chances de ocorrer um novo golpe de barriga. O que empurraria a votação para a semana que vem.

Vencida a embromação da Câmara, a encrenca vai ao Senado. Basta que se aprove uma emenda de senador para que o projeto retorne à Câmara. Muda daqui, protela dali já foi às calendas a hipótese de aplicação das novas regras na eleição de 2010. Por ora, sujos e mal lavados continuam dispondo de passe livre. Um convite para que o eleitor faça justiça com o próprio dedo, na urna eletrônica.

Neste domingo (2), houve manifestação no Rio em favor da ficha limpa. Atraiu cerca de 500 pessoas.

Na véspera, na mesma cidade, algo como 2 mil pessoas haviam descido ao meio-fio para defender a liberação da maconha!

5 comentários:

BANZO disse...

Que tal: NÃO A RELEIÇÃO"!

Carlos Augusto disse...

JC eu sou um cidadão caçapavense que mora em Jacarei, mas voto em Caçapava e hoje eu estive ai em Caçapava e me informaram que o Cartorio Eleitoral da cidade mudou-se outra vez de lugar, por favor sera voce poderia me informar aonde fica o novo cartorio da cidade.
Desde ja fico grato.

Unknown disse...

Prezado Carlos Augusto, obrigado por estar conosco. O Cartorio Eleitoral de Caçapava, está instalado na esquina da Travessa Jaú com a Rua D. Pedro II, quase em frente à Padaria Central, ok?
Um abraço e continue conosco!

Carlos Augusto disse...

OK JC muito obrigado pela informação eu sempre estou com voces ai no blog. Infelizmente como todos os brasileiros eu deixei para regularizar a minha situação eleitoral em ultima hora. lol.... agora amanha tenho que estar ai para resolver isso.

Carlos Augusto disse...

JC fui hoje no cartorio eleitoral, e como sempre nos ultimos dias estava lotado, e o que me deixou muito revoltado foi a questão do cartorio de Caçapava atender ao moradores da cidade de Jambeiro, na minha opinião Caçapava deveria parar de atender moradores de outras cidades, pois a gente não tem nem condição de atender a propria população imagine atender a população de outras cidades. Sera que estas cidades ñão tem condição de para ter um Cartorio Eleitoral?