Taiadablog: Empresas contratam profissionais mais velhos !!!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Empresas contratam profissionais mais velhos !!!

Número de empregados com mais de 50 anos aumentou 55% desde 2003, segundo o IBGE; empresa do litoral norte confirma essa tendência

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com mais de 50 anos empregadas no Brasil aumentou 55% nos últimos oito anos. Na região, Caraguatatuba tem apostado nessa mão-de-obra mais experiente. O aumento do índice de pessoas com mais de 50 anos empregadas, nesses últimos anos, foi bem maior que o crescimento total da população ocupada, que foi de quase 20%.

Uma empresa que se instalou no litoral investiu nessa tendência em busca de mais sabedoria e melhor relacionamento com os clientes. Esses jovens estão treinando para ser tele-atendentes. Em breve eles não estarão sozinhos. Vão compartilhar o espaço com colegas mais maduros.

A empresa de call center de Caraguatatuba vai montar uma equipe de atendentes idosos. Segundo o diretor da empresa, Walter Aguiar, experiência de vida, bagagem cultural e conhecimento vão ajudar a conquistar um público bem específico. “Grandes bancos, grandes corporações e mostramos para eles: você tem um universo consumidor acima de 60 anos, que hoje, é relegado a uma questão de atendimento e tratado como número. Vamos tratar essa pessoa de uma forma mais afetiva, de uma forma mais especial, com atendimento também de pessoas da terceira idade”, explicou.

A empresa vai oferecer um salário de R$ 740 reais, além de transporte e alimentação. Entre os pré-requisitos para a vaga estavam ter pelo menos 50 anos e conhecimento básico da ferramenta de trabalho, o computador.

Para preencher as 22 vagas do time da terceira idade a empresa recebeu 200 currículos. Entre os selecionados estão pessoas entre 57 e 71 anos. Cida Waack, de 84 anos, ajudou a selecionar os currículos e vai supervisionar a equipe. “Saber que em Caraguatatuba a gente tinha tanta gente com tanto talento, com tanta coisa para dar e estava sendo desperdiçado. Eu acho que foi um garimpo, assim, até bem fácil. É um gás novo para essas pessoas que estavam esperando uma oportunidade”.

Mário Asato, que já está trabalhando, é o exemplo de profissional procurado pela empresa. Tem anos de experiência com sistemas de informática. Quando se aposentou pensou em levar uma vida tranquila no litoral. Quem disse que ele conseguiu. “Sonho de aposentadoria é de todos, mas a gente vai ver que é no trabalho que a gente se realiza, porque faz muita falta. A gente aprendeu tanto nessa vida e tem uma vontade imensa de passar para as outras pessoas. Estou muito feliz de fazer parte dessa equipe, desse pessoal que está comigo”.

Nenhum comentário: