Taiadablog: Salvem nossas palmeiras imperiais !!!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Salvem nossas palmeiras imperiais !!!





Meus amigos: quando eu era criança pequena, estas palmeiras já existiam e, com toda sua imponência, acompanharam, por anos a fio, nossa infância, adolescência, juventude, maturidade, enfim nossa vida, evolução e morte!

Agora, é visível que encontram-se com problemas, que requerem imediata intervenção por parte das autoridades, de técnicos e biólogos, com vistas a conter o problema e recuperar as palmeiras!

Elas estão, já há algum tempo, perdendo as folhas, como se estivessem sofrendo a ação de alguma lagarta ou outro inseto.

Ao lado, existe uma outra palmeira, também imperial, porém de tamanho bem menor, que ainda não foi contaminada mas que exige, certamente, alguma medida cautelar para que não veha a ser contaminada com a mesma doença!

6 comentários:

Mauri disse...

Só vc. mesmo JC para ver e criticar um problema tão importante quanto este. Estas palmeiras são um marco tão, ou mais importante que o coreto e a fonte luminosa!
Parabéns!

Claudia Resende disse...

Bem, vamos la. Não ha necessidade de desespero. Quem esta comendo as folhas como todo ano faz sao lagartas de mariposas. Muito provavelmente elas, as lagartas já estao na segunda parte do seu ciclo de vida que é a formação da pupa onde hibernam por algumas semanas para depois desabrochar as mariposas. As mariposas nesta fase participarão de uma nova fase de importancia biologica que será a polinização de flores de planstas altas, como no caso das palmeiras. As folhas, como vcs podem bem observar, ja, ja vao nascer com força e beleza ate porque a primavera está chegando, ok???? É o mesmo processo para outras especies vegetais como os manacas, onde uma especie especifica de borboleta se alimenta das folhas e, por consequencia libera as reservas vegetais necessarias para a planta jogar todo seu potencial para a aberturaem das flores. Apos, a formaçao dos frutos desta especie como das palmeiras as folhas sao exuberantes.
Claudia Resende

josé augusto disse...

Pelo que pude ver se trata de ataque de lagartas.

Dada a altura das palmeiras e força do ataque, recomendo que procure um agronomo e peça que ele prescreva um inseticida sistemico, que vc vai aplicar misturado em água na raiz. Se as palmeiras fossem menores bastaria catar e matar as lagartas.

O inseticida deve ser da classe do Furadan, Granutox, algo que se dilua em água e aplique na raiz. Ai as lagartas la em cima comem e vem a óbito.

Claudia Resende disse...

Para que matar??? meu Deus, a vida biologica é um ciclo, as lagartas tem seu papel, as mariposas outro mas tudo dentro do ciclo da vida. Fala serio, o senhor está querendo vender o produto??? Deixa a natureza seguir a sua velocidade, a infestação pelas fotos é a mesma de todos os anos. Na minha casa ela ja aconteceu, as folhas ja estao lindas e as flores começando a desabrochar e o mundo vegetal nao acabou, ok???

Eng.Agrônomo. Martinho disse...

Amigos: em nossos viveiros experimentais, constatamos que as lagartas que devoram as folhagens das palmeiras imperiais, são extremamente prejudiciais e nocivas, chegando mesmo, inclusive, a ocasionar a perda total (chega a cair mesmo!) da arv.
As recomendações do leitor José Augusto, me parecem bastante satisfatórias.
Tais providências devem ser tomadas de imediato, com vistas a conter o ataque das lagartas ainda antes do início do período chuvoso!

Claudia Resende disse...

Bem, tinha que vir de um engenheiro agronomo a necessidade de usar veneno, sempre veneno. Se observassem os fatos ao longo dos anos veriam que esta ação de lagartas se da todo o ano e a recuperação tambem ocorre de maneira satisfatorio, Como ja disse na minha casa ela ocorre e tudo segue como deve ser no ciclo da vida. Nao falo sem ter algum conhecimento, mas como biologa, veneno so em ultimo caso. okkkkk