Taiadablog: Zoonoses de Taubaté realiza castrações gratuitas !!!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Zoonoses de Taubaté realiza castrações gratuitas !!!

Através do Projeto Melhor Amigo, desenvolvido pelo Centro de Zoonoses, a Prefeitura de Taubaté vem desenvolvendo diversas ações com objetivo de diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade, entre elas a realização de cirurgia de castração.

As castrações de animais são gratuitas, realizadas em animais de munícipes carentes ou recolhidos das ruas, e podem ser feitas no próprio CCZ ou em mutirões nos bairros da cidade.

De acordo com a Drª Milene Garcez Iemini, veterinária responsável pelo CCZ, são realizadas uma média de 30 castrações diárias e, só neste ano, o projeto já atingiu mais de 2 mil animais.

Com objetivo de conter a procriação de animais nas ruas, além das cirurgias de castração, o CCZ realiza palestras sobre Posse Responsável, Campanhas para adoção consciente, desenvolve projeto educativo junto aos alunos da rede municipal de ensino (O CCZ vai à escola), entre outras ações.

A Dra. Milene acrescenta que ainda persiste uma grande dificuldade em relação à castração de animais: a falta de informação por parte da população, que muitas vezes teme realizar o procedimento em seus animais por estarem mal informados sobre o tema.

“A castração de animais, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma forma de mutilação. Não existe ainda melhor método anticoncepcional que a castração, uma vez que ela representa um benefício à saúde do animal e uma importante aliada no combate ao crescimento populacional de cães e gatos. É uma cirurgia rápida, feita com auxílio de anestesia e medicamentos anti-inflamatórios”, informa a veterinária.

O Projeto Melhor Amigo é um projeto social, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que visa atender os animais da população carente da cidade, que não possuí condições de arcar com as despesas de um veterinário particular. Todas as ações realizadas pela Zoonoses são totalmente gratuitas para esta população.

Para mais informações entrar em contato pelo telefone 3625.5047 ou comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Estrada Amácio Mazzaropi, s/nº (próximo ao Hotel Fazenda Mazzaropi), das 14 às 17 horas.

Acho que nossa cidade também tinha que ter um projeto deste nível, bem estruturado, planejado para objetivos nobres, ligados à saúde humana e animal e que ajudasse a reduzir esta imensa quantidade de animais soltos nas ruas e também aqueles que, por caridade de alguns abnegados, encontram-se em refúgios particulares, onde dependem totalmente de doações e voluntários para cuidados e proteção!

Nenhum comentário: