Taiadablog: Ensino fundamental: 44% dos alunos não lêem direito !!!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ensino fundamental: 44% dos alunos não lêem direito !!!



Divulgou-se nesta quinta (25) o resultado de teste realizado no primeiro semestre para aferir a qualidade da alfabetização de crianças no Brasil.

Revela: ao concluir o 3° ano do ensino fundamental, 43,9% dos alunos não têm o aprendizado de leitura exigido para essa etapa.

Significa dizer que, ao final da primeira fase da vida escolar, mais de 40% dos alunos não conseguem, por exemplo, identificar o tema central de uma narrative simples.

Avaliou-se também o nível de aprendizado de matemática. O resultado foi ainda pior: apenas 42,8% dos alunos atingiram o patamar de aprendizado tido como adequado.

A maioria, 57,2%, não se mostrou capaz de resolver problemas envolvendo notas e moedas. Tampouco exibiu domínio satisfatório em operações de soma e subtração.

O teste chama-se “Prova ABC” (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização). Foi aplicado em 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e privadas das capitais.

Deve-se a iniciativa a uma parceria do movimento “Todos Pela Educação” o Instituto Paulo Montenegro, a Fundação Cesgranrio e o Inep (MEC).

Aqui e aqui, você encontra um detalhamento dos dados que expõem as deficiências do ensino fundamental brasileiro.

Nenhum comentário: