Taiadablog: Prefeitura de Caçapava faz sondagem para viabilizar projeto de túnel na Regente Feijó !!!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Prefeitura de Caçapava faz sondagem para viabilizar projeto de túnel na Regente Feijó !!!

A Prefeitura de Caçapava terminou na última semana a sondagem de solo no trecho de passagem de nível (cruzamento da linha do trem) da Rua Regente Feijó, com o objetivo de viabilizar a conclusão do projeto executivo que será entregue ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que prevê a construção de um túnel, para otimizar o trânsito no local.

As tratativas para a solução do problema das passagens de nível em Caçapava vem acontecendo desde 2005 e no início do ano passado a Administração entregou um projeto básico ao DNIT, que autorizou a elaboração do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para construção do túnel. 

No início de agosto, o Prefeito Carlos Vilela foi pessoalmente ao Departamento de Engenharia do DNIT, em Brasília, onde entregou oficialmente o estudo acima citado.

O estudo de viabilidade contempla solução para as três passagens de nível da região central, na Rua Regente Feijó, na Rua Treze de Maio e na José Bonifácio (próximo ao quartel).

O primeiro a ser executado será o túnel da Regente Feijó. Embora não haja prazo para início efetivo desta obra, a intenção da Prefeitura é que ela possa começar no inicio do próximo ano.

Com a finalização do projeto executivo e a entrega ao DNIT, o próximo passo será a formalização de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Caçapava e o DNIT, que vai autorizar a abertura do processo licitatório para a execução da obra.

Um grande passo, sem dúvida nenhuma, para aliviar o sofrimento da população, provocado pelas estripolias que a MRS tem provocado, com sucessivas, ilegais e demoradíssimas manobras das composições pela região central da cidade!

Acho que as autoridades também poderiam pensar em pressionar a MRS a construir, de fato, cancelas mais seguras para as passagens de nível em questão pois as que hoje estão instaladas, além de não impedir o acesso de pedestres durante a passagem dos trens, deixar passar também bicicletas, motos e até mesmo carros, forçando os maquinistas, verdadeiras bestas-fera dos trilhos, a irritar toda a população da cidade, com buzinadas de altíssimo som, principalmente nos horários mais inconvenientes!

Um comentário:

Banzo disse...

Não ponho fé nisso.No tempo do Zito Miranda, já foi feito um estudo para o local e considerado impossível, devido às desapropriações, o rio subterrâneo no local, etc... Se for possível agora, devido a tecnologia atual, mesmo assim, o projeto consolidaria a permanência da linha férrea no local, com os transtornos de sempre. Continua sendo lógico, mudar a linha para o mais longe possível do centro.