Taiadablog: São José ganha ônibus para várias cidades do Brasil !!!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

São José ganha ônibus para várias cidades do Brasil !!!

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a criação de mais nove linhas de ônibus ligando o Vale do Paraíba à capital federal e às cidades do Norte e Nordeste.

As novas linhas farão parte da licitação que a ANTT realizará em janeiro de 2012 para determinar quais empresas irão operar o transporte interestadual rodoviário em todo o Brasil.

Com o novo sistema, moradores do Vale poderão pegar ônibus em São José para destinos como Brasília e Florianópolis, inexistentes no terminal rodoviário da cidade. Também haverá conexão para Aracaju, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Londrina e Salvador. Em Taubaté, também haverá ônibus para Brasília.

Segundo o diretor da ANTT, Bernardo Figueiredo, uma das metas da agência com a licitação é diminuir o valor das tarifas em todo país. O valor médio de R$ 0,122 por quilômetro pode cair para R$ 0,096 após o certame.

“A licitação é uma chance de modernizar o sistema de transporte de passageiros por ônibus no país. Vamos renovar a frota, criar mecanismos de controle e melhorar o atendimento aos usuários”, disse Figueiredo, em entrevista a O VALE por e-mail.

]É a primeira vez que todas as linhas interestaduais -- aquelas com mais de 75 km de extensão e que atravessam de um estado para outro-- farão parte de uma concorrência pública.

Atualmente, as linhas são operadas em regime de permissão. A população será consultada sobre o novo modelo e a expectativa é de que o edital de licitação seja publicado no próximo mês de outubro.

Quanto aos ônibus que circulam entre as cidades do Vale do Paraíba, não haverá licitação das linhas, de acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Atualmente, o sistema é operado pela empresa Pássaro Marron, que, infelizmente, detém o monopólio das conexões e, apesar da cobrança da população, não se sabe quando este mercado poderá ser aberto para outras empresas, numa concorrência legal, sem cartas marcadas!

A empresa Passaro Marron tem prestado serviços de categoria duvidosa aos moradores do Vale, e não há lei que consegua mudar ou penalizar esta situação! 

Nenhum comentário: