Taiadablog: Devolver o tesouro !!!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Devolver o tesouro !!!




Um juiz dos Estados Unidos ordenou ontem que que a companhia Odyssey devolva à Espanha 595 mil moedas de ouro e de prata que recuperou dos destroços da fragata "Nuestra Señora de las Mercedes" há cinco anos, e que desde então estavam sendo disputadas na justiça.

Em 1804, quatro fragatas espanholas que viajavam de Montevideu para Cadiz transportando enorme tesouro, foram interceptadas ao Sul do Algarve por quatro fragatas inglesas. O tesouro tinha como destino a França, e potencialmente podia ser usado contra os britânicos.

O comandante inglês, Graham Moore, ordenou aos espanhóis que se rendessem e se entregassem, o que o almirante espanhol recusou. Começou entÕ a Batalha do Cabo de Santa Maria e, em menos de dez minutos, a fragata “Nuestra Señora de Las Mercedes” foi afundada, morrendo perto de 300 dos seus tripulantes, escapando apenas um oficial e 45 marinheiros. Meia hora depois, as fragatas ‘Medea’ e “Clara” renderam-se. Afragata “Fama” partiu em fuga e foi apresada mais tarde pela fragata inglesa “Lively”.

A “Mercedes” levou para o fundo um tesouro hoje avaliado em 500 milhões de dólares, constituído por 594 mil moedas em ouro e prata e muitos objetos em ouro trabalhado.

Em 2007, a empresa americana Odyssey Marine Exploration encontrou o navio no fundo do mar, cerca de 21 milhas a Sul do Algarve. Recuperou as 17 toneladas do tesouro e embarcou-o num voo fretado para os Estados Unidos, sob protestos do governo espanhol, que o considerava propriedade da Espanha.

Os “caçadores de tesouros” argumentavam que eram bens pertencentes aos descendentes dos proprietários de 1804. Dois tribunais americanos, de primeira e segunda instância, deram razão aos espanhóis, por ser um navio de guerra e, consequentemente, a carga ser propriedade do Estado Espanhol. Assim, em dez dias o tesouro será devolvido à Espanha!

Nenhum comentário: