Uma chata (barcaça larga e de fundo chato) pertencente à Marinha brasileira afundou no litoral da Antártida. Carregava 10 mil litros de óleo combustível. Ocorrido em dezembro, o acidente vinha sendo mantido em sigilo pelo governo.
Deve-se a revelação do segredo ao repórter Sérgio Torres. Ele conta que a barcaça foi a pique no instante em que era rebocada pela Marinha para a Estação Comandante Ferraz, mantida pelo Brasil na Antártida.
Encontra-se a 40 metros de profundidade. O óleo, por ora, não vazou. Na surdina, enviaram-se ao local dois navios –um da Marinha e outro contratado pela Petrobras. Chegam na semana que vem. Tentarão içar a barcada à superfície sem derramar o óleo.
O combustível é utilizado para prover energia e aquecimento do ambiente e da água consumida na estação brasileira. Abriga 15 militares, 15 servidores civis e 30 pesquisadores. Consome 320 mil litros de oleo por ano.
Deve-se a revelação do segredo ao repórter Sérgio Torres. Ele conta que a barcaça foi a pique no instante em que era rebocada pela Marinha para a Estação Comandante Ferraz, mantida pelo Brasil na Antártida.
Encontra-se a 40 metros de profundidade. O óleo, por ora, não vazou. Na surdina, enviaram-se ao local dois navios –um da Marinha e outro contratado pela Petrobras. Chegam na semana que vem. Tentarão içar a barcada à superfície sem derramar o óleo.
O combustível é utilizado para prover energia e aquecimento do ambiente e da água consumida na estação brasileira. Abriga 15 militares, 15 servidores civis e 30 pesquisadores. Consome 320 mil litros de oleo por ano.
- Atualização feita às 14h23 deste sábado (25): A Marinha informa que houve um incêndio na base da Antártida nesta madrugada. Convém mandar benzer o local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário