Taiadablog: Gaiola do Velho Chico !!!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Gaiola do Velho Chico !!!

Pirapora, Minas Gerais, 1987. Capitão do lendário vapor “Benjamin Guimarães”
faz pose no comando do mais famoso navio-gaiola do Rio São Francisco.
A foto mostra razoável quantidade de referências sobre o tema: o tripulante, a casa de máquinas e a maquete do navio. Desde que foram trazidos dos Estados Unidos para Brasil, por volta de 1870, até serem desativados há cerca de duas décadas, as embarcações movidas a vapor tiveram papel importante na região do Rio São Francisco.

Transportavam a produção dos pequenos agricultores ribeirinhos e passageiros, atracando nas cidades situadas entre Pirapora até a foz do Atlântico mas, com o progresso do país, a partir de 1960, a construção de rodovias e o funcionamento de linhas aéreas, foram aos poucos sendo substituídos pelos automóveis e os aviões!

Hoje reformados, alguns “gaiolas” voltaram à ativa. Porém, não percorrem mais os 1.370 quilômetros de antes. Agora levam turistas para um passeio de quatro horas pelas cercanias de Pirapora.

Mesmo no trajeto tão curto, dá para perceber a poluição provocada pelas as indústrias instaladas nas duas margens do rio, mas também faz relembrar os tempos em que o “Benjamin Guimarães” encantava a todos quando passava girando as rodas de propulsão movidas por caldeira de lenha.

O Benjamin é um dos 30 vapores que compunham a frota do São Francisco. Chegou a navegar no Mississipi e na Amazônia. Mas sua história está mesmo é nas águas do Velho Chico!

Um comentário:

niltinho piloto disse...

Meu amigo jc, ainda vou procurar uma foto minha e do Milton num destes navios, nós usamos muito este transporte quando meu pai veio morar nas barrancas do Rio Parana no Estado de São Paulo, de fato representou por muitos anos o unico meio de transportes para aqueles "bandeirantes" que se aventuram pelas "entranhas" do nosso Brasil. isto foi por volta de 1944.Dai a minha paixão pela Amazonia.