Taiadablog: O horário de verão termina no próximo domingo !!!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O horário de verão termina no próximo domingo !!!

O horário de verão termina no dia 26 de fevereiro, à zero hora, após 133 dias de seu início, e os brasileiros deverão atrasar seus relógios em uma hora!

Adotado desde 1985 sem interrupções, o Horário de Verão já está incorporado à cultura das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e alguns estados do Nordeste.

De acordo com um decreto de 2008, em todos os anos a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte. Nos anos anteriores, o governo estipulava anualmente o período de vigor do horário de verão.

História do Horário de Verão
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, não existe um consenso sobre a criação do Horário de Verão. Alguns estudos afirmam que ele foi criado por Benjamin Franklin, em 1784, nos Estados Unidos. Ele percebeu que durante alguns meses o sol nascia antes das pessoas se levantarem. Então, se os relógios fossem adiantados em uma hora, a luz do dia poderia ser melhor aproveitada, e haveria economia de velas (já que naquela época não tinha energia elétrica). Na época, ninguém se interessou pela ideia.

Em 1907, um construtor chamado William Willett, membro da Sociedade Astronômica Real, resolveu fazer uma campanha na Inglaterra para implantar o Horário de Verão, mas também não teve sucesso.

Somente em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, a medida foi adotada pela primeira vez, na Alemanha, com o objetivo de economizar energia por causa do estado de guerra.

Para que serve o horário de verão?
O horário de verão tem como objetivo a economia de energia e só funciona nas regiões mais distantes da linha do equador, pois há uma diferença na duração dos dias. Eles ficam mais longos, enquanto as noites tornam-se mais curtas. Por isso, adiantando os relógios em uma hora, as pessoas aproveitam mais a iluminação natural, o que dispensa a utilização da luz elétrica.

Nenhum comentário: