Taiadablog: Novo cardeal brasileiro !!!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Novo cardeal brasileiro !!!




O ex-arcebispo de Brasília João Braz de Aviz recebeu hoje do papa o título de cardeal. Foi o único latinoamericano entre os 21 novos cardeais.

Menos elegante do que poderia ser, falou que espera que o Colégio Cardinalício seja mais "universal" e pedindo à Europa e aos Estados Unidos que desçam do pedestal e "voltem seus olhares" para a América Latina.

Aludindo, em tese, a nomeação de muitos europeus, especialmente italianos, o que enseajaria preparação do papa à sua sucessão.

O novo cardeal, ligado ao movimento dos Focolares, que fala em trabalho coletivo e comunhão de bens, tem uma excelente formação e um pé na cozinha, por assim dizer, por sua ligação com a Teologia da Libertação.

Para ele a curiosa corrente teológica bananeira de jaez marxista que surgiu na década de 60 a favor da luta pelas "classes" mais desfavorecidas foi "útil" e até "necessária", porque deixou que a Igreja descobrisse a "opção preferencial pelos pobres".

Graduado em Filosofia, cursou em seguida a faculdade de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Fez o doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma. Recebeu hoje o barrete cardinalício, na Basílica de São Pedro, pelas mãos do Papa Bento XVI.

Nenhum comentário: