Taiadablog: GMC x PM: não há concorrência!!!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

GMC x PM: não há concorrência!!!


Em conversas com alguns dos GMCs, já está dando prá sentir que ocorreu uma grande mudança de estilo, com relação à forma de administrar do sr. Fernando Diniz!

O Diniz está focado, conhecendo seus comandados, suas instalações, e revendo estratégias, com vistas a colocar a GM nos eixos!

É preciso que tenhamos noção da missão constitucional da GM, com a intenção de não confundir suas atividades, com as da Polícia Militar, à quem cabe, por lei, o policiamento ostensivo da cidade, a identificação e desmonte das quadrilhas que por aqui estão atuando, a captura de marginais com mandato de prisão, a mediação e/ou resolução de conflitos familiares, a prisão de assaltantes e outros transgressores da lei, etc.

A missão da GM, prevista em legislação, visa a proteção do patrimônio público, da cidade, o que não a impede de exercer um papel auxiliar no policiamento ostensivo, não é mesmo?

É claro que, na ocorrência de um crime, assalto, roubo, agressão, etc., e na ausência da PM, certamente a GM deverá agir e assumir o controle da situação até a chegada da PM, que dará seguimento ao assunto.

Em razão disto, precisamos nos policiar também, na hora de efetuar cobranças em relação às atividades da Guarda Municipal, não é mesmo?

Agora, não consigo compreender como ficará a situação dos cêrca de 20 guardas patrimoniais que hoje a PMC dispõe! Serão demitidos ou incorporados à GMC, o que seria mais correto e viável?

9 comentários:

Anônimo disse...

JC, a função dos Guardas Patrimoniais é também diferente da GMC, pois os primeiros fazem a guarda de determinado patrimônio e só, não podem fazer ronda pela cidade, etc.

Anônimo disse...

JC, conheço pessoalmente um destes guardas patrimoniais, e, acredito que, pode (este e também os outros) ser incorporados a GMC desde que atendam aos requisitos básicos para serem incorporados. Caso não o sejam, que incorporem outra função dentro da administração municipal, mas dentro dos limites legais não é mesmo!?!

Anônimo disse...

Precisamos nos policiar com os comentários. Recomendo a todos uma leitura do art 144 da CF. O governo federal e os governos estaduais são os principais responsáveis pela segurança pública no País.

Anônimo disse...

Não entendi, anônimo! Gostaria que vc. explicasse melhor seu comentário em relação à Cosntituição, ok?

Anônimo disse...

Gostaria de saber quem são esses tais guardas patrimoniais? Se forem os vigias contratados pela Prefeitura de Caçapava, seria mais uma vergonha para a recém criada Guarda Municipal de Caçapava,já não basta os fiscais de trânsito vulgo "marronzinhos" terem sido transferidos ilegalmente para a Guarda Municipal (afinal não prestaram concurso publico para tal finalidade e além de tudo contaminaram a instituição com suas praticas nefastas)agora querem que os vigias da Prefeitura vão para a Guarda Municipal de Caçapava também? Essa guarda está virando uma curva de rio isso sim.....qualquer um entra sem critério lógico e legal algum...........aff.

Anônimo disse...

O papel das Guardas Municipais segundo a Constituição Federal:



CAPÍTULO III
DA SEGURANÇA PÚBLICA
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

Anônimo disse...

Vigias Municipais, Ah. Esses pobres coitados, tem que cuidar do patrimônio público, em postos perigosos, locais distantes, ou até mesmo na Praça da Bandeira, não podem falar nada aos marginais, pois estão sujeitos a possíveis retaliações. e não portam nem um canivete, e ainda estão "subordinados" aos Guardas Municipais que fazem a ronda nos postos de trabalho dos vigias, ameaçando-os entregá -los ao Chefe, caso estejam sentados nos referidos postos de trabalho (tem que circular). Será que estamos voltando aos velhos tempos?

Anônimo disse...

É mas se a GMC foi criada para a segurança do patrimônio da cidade, porque então nós vemos, todos os dias, os GMs fazendo ronda em dupla pela cidade, pelas ruas da cidade?
Esta questão tem que ser bem definida a bem da GMC estar extrapolando suas funções ne até mesmo atrapalhando o policiamento da PM.

Anônimo disse...

Bem anonimo caso vc não saiba o serviço é feito em dupla para garantir a segurança dos funcionários também, antes de criticar vc deveria se informar ok. Todos os GMs fazem patrulhamento a pé no centro da cidade e tmb de VTR nos prédios públicos mais afastados ok. Abraços e espero ter tirado a sua dúvida.