Taiadablog: Propriedades salutares dos vinhos!!!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Propriedades salutares dos vinhos!!!


Meus amigos: voces devem estar estranhando quando, em meio à estas ondas de calorão absoluto, venho aqui para falar em beber vinhos, não é mesmo?
Mas, a grande verdade é que o vinho, por características próprias, atua mais como um protetor da saúde do homem, do que expondo seus malefícios de maneira trágica, quando consumidos com a voracidade dos viciados e dependentes de alcool.
Tanto o vinho tinto suave quanto o seco possuem propriedades benéficas do resveratrol. É uma supermolécula devido a seu amplo espectro de benefícios à saúde: atua como antioxidante, antiinflamatório, antiviral, cardioprotetor e quimiopreventivo de câncer.

A dose diária (no calor ou no frio), admitida pelos médicos para ter os efeitos benéficos do resveratrol é de duas taças para os homens e uma para as mulheres.

Em específico ao vinho suave ou demi-sec, os dois possuem sacarose. Portanto, mais calóricos e com restrição aos diabéticos.
Para diabéticos, a melhor opção é vinho seco, que possui no máximo 5 g/L de açúcar. NUNCA consumir vinhos com medicamentos hipoglicemiantes, pois podem ocasionar reações adversas.
Particularmente no meu caso, tomo uma taça no almoço e outra no jantar e reconheço que o mundo inteiro está atrazado pelo menos uma taça de vinho, tá?
IMPORTANTE: consulte seu médico, antes de consumir qualquer bebida alcoólica!

3 comentários:

Anônimo disse...

O JC mané, não sabe nem dar a receita de quantidade a ser consumida e ainda quer entender de vinho? Me poupe dessa. Fale em ml e não em taça que confunde as pessoas, pois existem taças de diversos tamanhos, da qual você está falando?

Anônimo disse...

A quantidade em ml a ser consumida, varia de acordo com o consumidor: quem gosta, toma numa taça do tamanho do Santo Graal (litro e meio, mais ou menos) e quem não gosta, não precisa nem tomar!
Mas deixando de lado a brincadeira, as taças apropriadas para vinhos finos, já têm um tamanho pré-definido, com raríssimas variações.
Mas, procure por taças de vinho pois as taças, por exemplo, de conhaque, já são bem maiores, ok?

Anônimo disse...

Olá Jc, interessante artigo, mas como tenho problemas renais, passei por um nefrectomia, tomo cuidado com a ingestão de alimentos e bebidas. Se permite vou colocar um trecho do artigo de um nefrologista aqui.
"O que sabemos sobre bebidas alcoólicas é que quando ingeridas em excesso e cronicamente causam hepatites agudas e crônicas, cirrose hepática, pancreatites, cardiomiopatia, hiperlipemia, miopatias, neuropatias, demências e outras doenças neurológicas. Tudo isso é comprovado pela medicina há muitos anos.
Portanto, o que fazer? Como diz o velho ditado popular “caldo de galinha e prudência não fazem mal a ninguém”. Para viver bastante e não morrer de doenças cardiovasculares existem outras medidas mais importantes: Exercícios, moderação nas gorduras saturadas, comer com pouco sal, emagrecer, baixar a pressão se ela estiver alta. Para evitar o estresse nada melhor que uma roda de amigos, jogar conversa fora e tomar uma boa taça de vinho."

José Aluísio Vieira
Médico Nefrologista
Presidente da Fundação Pró-Rim de Santa Catarina