Taiadablog: Pronto Socorro quer ver doente morto!!!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Pronto Socorro quer ver doente morto!!!


Temos presenciado pelo noticiário da TV, a um enxame de notícias relacionadas à queda da qualidade do atendimento hospitalar público, que vão, desde a falta de atendimento por completo (não obstante esperas de até 4, 5 horas), a falta de equipamentos e materiais cirúrgicos, limpesa precária das instalações, e até mesmo casos de mortesem atendimento.

Não é possível que isto possa estar ocorrendo agora, pois, em toda campanha política, lá está o candidato a prefeito, a governador, a deputado, prometendo isto e aquilo, que a saúde vai receber investimentos de porte, que vão ser construídos tantos hospitais na periferia das grandes cidades, que vão aumentar os percentuais do orçamento destinados à saúde, etc. e tal!

E, depois da eleição, nada acontece e os pobres continuam com os mesmíssimos problemas de sempre, perdendo seus parentes, filhos, pais e esposas, e a politicalha continua lá, prometendo a tudo a todo mundo!

Os investimentos na saúde demonstram que são pouco representativos em relação à situação atual e carecem de melhorias substanciais, tanto nos investimentos financeiros, quanto e principalmente nos estratégicos, para que se possa oferecer à população de baixa renda, um atendimento emergencial de qualidade aceitável nos hospitais, prontos socorros e postos de saúde!

Além disto, devem ser revistas as políticas de aparelhamento das unidades de saúde para atendimento da população de baixa renda, mediante o abastecimento sistemático de materiais e recursos humanos que acabem com o sofrimento diário que presenciamos no noticiário!

Justo também, que tal preocupação se estenda aos novos profissionais das áreas de saúde, estes que agora se encontram em formação nas escolas e universidades, que acabam por absorver toda esta problemática, transformando-a em prévias preocupações com relação às suas atividades futuras.

Acho que está na hora de aproveitarmos este impulso anti-corrupção que está aparecendo no País, depois das denuncias do Senador Jarbas Vasconcelos e exigirmos melhores controles com a destinação das verbas públicas, que hoje são desviadas pelos corruptos.

Nossa referência nesta assunto, é um Pronto Socorro municipal de Belém do Pará, mas podia muito bem ser o nosso Pronto Socorro, sim, este mesmo aqui ao lado do Hospital Nossa Senhora DAjuda, cujo atendimento também deixa a desejar, com esperas massacrantes e médicos que demoram para atender!

2 comentários:

Anônimo disse...

O sistema de saúde pública está na UTI há muito tempo e, o molusco e a Vilma Duchef, ficam falando em PAC e o povão engolindo .Só falta agora adotarem o famoso aero-trem daquele político chamado Levi Fidelix. É, é isso mesmo trem que voa, pelos ares.

Anônimo disse...

Só funciona se terceirizar.