Taiadablog: Cativar o CLIENTE !!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cativar o CLIENTE !!!



Meus amigos: sempre tenho falado na falta de profissionalismo do comércio de nossa querida Caçapava e não o faço de revanchismo pois este é o tipo de sentimento que não faz parte dos meus ideais.

Faço-o por ver que os empresários locais, ao montar algum negócio, nunca têm em mente, a necessidade de se cativar o CLIENTE! Invariavelmente, deparo-me com empresas montadas nas coxas, sem sustentação, sem planejamento, nascidas com um único e óbvio objetivo: o lucro!

O empresário monta seu negócio e não se preocupa em montar um fluxo, um processo, uma rotina inteligente, para o atendimento do cliente, que é aquele que vai dar sustentação e servir de promotor gratuito para seu produto ou negócio, não é mesmo?

Veja o caso dos restaurantes da cidade: Em sua grande maioria, encontram-se instalados sem a observação de regras práticas fundamentais para seu funcionamento, relacionadas à rotina de atendimento aos clientes, com vistas, inclusive, à melhoria do tempo de atendimento, à perda de tempo, e até mesmo na preocupação de se externar uma visão de empresa organizada e moderna!

Infelizmente o que tenho visto é que, embora recebido com sorrisos e tapinhas nas costas, a maioria destes estabelecimentos, não possuem rotinas organizadas, rápidas e cativantes, que favoreçam o cliente e, como conseqüência, o lucro!

Muitos dos restaurantes que têm serviço de entrega, possuem um menu restrito às suas dependências, forçando o cliente a ir pessoalmente até o local DUAS vezes: uma para ver o cardápio e fazer o pedido e outra para buscar as marmitas com os pratos já produzidos!

Alguns, preferem fazer o atendimento por telefone mas, possuem apenas uma linha, que fica inteiramente congestionada nos horários de pico, o que além de irritar o cliente, ainda desfavorece seu próprio negócio!


Outros, possuem um sistema de entrega por Motoboy, que, ao fazer a entrega (em minha residência!), colocou a caixa térmica que levava às costas, no chão, para retirar as marmitas que me pertenciam. Parece mesmo até uma bobagem, não é? Mas no chão, ainda mais em plena calçada, certamente não é o melhor lugar para se colocar um recipiente que contenha alimentos, correto?

Ficam aí portanto, nossas sugestões aos srs. empresários do ramo, sugerindo, inclusive que procurem se espelhar em empresas do mesmo ramo, organizadas, de outras cidades, como por exemplo, de São José dos Campos, OK?

5 comentários:

Dirceu disse...

JC! Impressionante mas tudo isto que vc. fala, aconteceu exatamente como descrito, comigo e com minha espôsa!
Vamos torcer para que eles (os empresários) vejam o Taiadablog e corrijam os defeitos.

Claudia Resende disse...

Não precisa nem ir tao longe. Por falta de opçao vou, ou ia, almoçar no Nills aos domingos. Ta certo que em tese por ser domingo o preço poderia ser mais caro por ter um cardapio diferenciado, ta certo que nos dias dos pais em tese poderia ter um outro preço por ter um cardapio diferenciado que eu juro que nao vi. O que nao da é para o preço ser xis durante a semana, r$ 3 mais caro nos finais de semana, R$ 23,90 e, nos dias pais R$ 26,90.
Some-se a isso que vc so descobre a mudança de valor depois que vai pesar com o prat cheio.
Reclamei neste domingo e o dono que vive com cara de mal humor disse que o preço estava na balança. Disse-lhe que teria de estar na porta de entrada para apreciação do cliente. Fico extremamente nervoso, irritado e me disse que da proxima vez ira me avisar quando eu entrar do valor. Novamente disse que tem de estar na entrada.
Com a palavra o Procon da cidade se é que ele funciona.

Oswaldo Luiz disse...

Restaurante em Caçapava é tudo igual: serviço ruim, comida idem, atendimento péssimo!
Estes empresários tem que ver como funciona em São José dos Campos!

FREI TOMATE disse...

Oswaldo, há que ter moderação em sua afirmação! Existem estabelecimentos ruins, mas muitos bons também!

São José dos Campos idem!

Aqui, os restaurantes Pajé, Aquarela, Cantinho dos Amigos, o Chicão da Vila Galvão, entre outros, servem ótima comida e atendimento!

Claudia Resende disse...

Me desculpe, mas apesar de serem meus amigos no Paje a comida alem de muito pesada tem pouquissima salada e se vc for depois da uma hora da tarde nenhuma salda. No Aquarela fui algumas vezes aos domingos, comida mal apresentada, sem "acabamento", uma nuvem de fumaça por conta do churrasco e, eu que so como peixe e nao carne ja descobri que eles nao sabem prepara-lo. Some-se a isto que agora que eles vieram para o centro nao abrem aos domingos.O Cantinho dos Amigos e o Chicão da Vila Galvão não posso falar porque nao conheço.
Fora isto, com exceção do Paje que ja tem, quero saber se eles colocam o valor do quilo na ENTRADA do estabelecimento bem como os valores dos sucos e refrigerantes como determina o COdiugo de Defesa do Consumidor.
Nota mneos mil para Nillss e Pedra Viva.