Taiadablog: Cena incomum: fotografia é história !!!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cena incomum: fotografia é história !!!

Orlando Brito
Cena rara, difícil de encontrar, nos Estados Unidos: um homem pobre revira latas de lixo numa das esquinas da Quinta Avenida de Nova Iorque. 1986.

Como foiQuem nasce e mora nos países do terceiro mundo, como é o nosso caso, está acostumado a ver cenas de pobreza onde quer que ande.

 

Mas, em Nova Iorque, para onde viajei algumas vezes, é justamente o contrário.

 

Sempre foi muito raro encontrar imagem como esta da foto. E este momento aí – que nos Estados Unidos se vê com tão pouca freqüência, chamou a atenção a ponto de merecer um clic.

 

Em uma das principais esquinas de Manhattan, um habitante do país remexe latas de lixo em busca de sobrevivência.

 

Isto foi na década de 1980, quando a economia norte-americana era considerada, como sempre foi, o grande motor do crescimento mundial, padrão e exemplo do capitalismo global, movida pelas modernas tecnologias e cuidadosa com o bem-estar dos seus cidadãos.

 

Há indivíduos, é bem verdade, que optam por perambular pelas ruas como opção de vida e não em decorrência do sucesso econômico de um país. Mas, ainda assim, não deixa de ser uma imagem simbólica.

 

Agora, com a crise nascida lá e que aflige o mundo, vejo no noticiário a enormidade de empresas e pessoas falidas. Uma foto feita há tanto tempo, com efeitos tão atuais!

Nenhum comentário: