Taiadablog: Cliente em busca de melhores preços oferece fidelidade !!!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cliente em busca de melhores preços oferece fidelidade !!!

Aqui vai um alerta, dado por cliente prejudicado, aos srs. dirigentes de drogaria instalada na Praça da Bandeira de Caçapava,  ao lado de uma loja de artigos de baixo preço:

“Em minhas procuras por medicamentos de bom preço, acabei deparando-me com algumas ofertas desta drogaria, que realmente são os menores da cidade e passei então, a fazer minhas compras aí, neste estabelecimento.

Ocorre que a cada uma de minhas idas à referida drogaria, surpreendo-me pela demora no atendimento causada, principalmente, pela falta de funcionários (às vezes tem somente um funcionário no atendimento) e também pela excessiva burocracia que ocorre quando se compra um medicamento com receita. Vejamos:
- Ao iniciar o atendimento a funcionária pega a receita e vai às prateleiras buscá-lo!
- Pergunta se vc. é usuário do cartão personalizado da drogaria e, se positivo, pega o cartão, vai ao computador e digita seu código de usuário, digita o produto que vc. acaba de comprar e imprime um boleto (que não serve para nada!);
- Após, vai até outro funcionário, com a receita em mãos e pede que ele confira se o remédio comprado é aquele mesmo;
- tira uma cópia da receita entregando o original ao cliente, que vai ao caixa e, na hora de pagar pelo produto, surpresa: começa nova operação, o caixa pede o CPF do cliente, e inicia o preparo, aí sim, da Nota Fiscal de Venda do Produto, para que se faça o pagamento!

Tudo excessivamente burocrático, funcionários lentos, o caixa volta e meia sai de seu local de trabalho para conversar com outros funcionários, demorando uma barbaridade, enfim, perde-se um tempo enorme no atendimento do balcão, tudo muito burocrático, lançado duas vezes em computadores diferentes em locais idem, tudo isto em prejuízo do cliente!

Na verdade, este excesso de demora, acaba favorecendo o concorrente (Rua 14 de Abril com Praça da Bandeira), cujos serviços são muito mais rápidos que os da citada drogaria, o atendimento é leve, cordial e rápido, em que pesem os preços estarem quase por iguais, talvez com ligeira vantagem para a drogaria citada inicialmente!

E tem mais, o princípio da fila única nesta drogaria, nem sempre é obedecido pelos clientes, que o desconhecem e acabam se dirigindo diretamente ao balcão de atendimento, onde são atendidos, em prejuízo à quem já estava na fila! O funcionário da drogaria deveria instruir a pessoa que tenta ser atendida sem esperar na fila única, mas, invariavelmente, não o faz!

Espero que estas minhas palavras, sejam levadas exatamente dentro do espírito com que foram escritas, ou seja o de colaborar para o bom atendimento do cliente!

Esclareço ainda, e não se trata de nenhuma ameaça que, na eventualidade dos serviços prestados pela drogaria em questão continuarem da forma em que se encontram hoje, voltarei a utilizar os serviços da drogaria concorrente!”

Isto é a melhor coisa do mundo, não é mesmo: o cliente ensinando a empresa a cativá-lo, à mantê-lo, à priorizá-lo, independentemente da questão de menor preço! O cliente usa a principal argumentação que dispõe, para ser tratado de forma diferenciada: a fidelidade comercial!

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala serio, em vez de fazer propaganda das farmacias tradicionais da cidade, mantidas a duras penas por cidadãos daqui que alem de passar de pai para filho são empreendedores, pagam impostos altissimos, fazer propaganda de farmacia de rede onde funcioarios mal olham na sua cara, são impessoais, não tem a menor experiencia e que tem como unica vantagem eventuais preços mais baixos questionaveis, vai fazer propaganda de farmacia de rede!
Tem umas ai que dao descontos de 50%. Maravilha, mas se comparado com preço das familiares são mais caras porque o preço inicial é muito maior e, portanto o desconto nao atinge o valor real

Luiz Sérgio disse...

JC: hoje estive na drogaraia, na Praça, para trocar um produto que havia comprado errado no dia anterior. Foram quarenta minutos de espera, a funcionária fez uma ficha no micro do balcão, levou para outra pessoa aprovar (10 minutos!), voltou, carimbou e mandou-me para o caixa (não entendi porque pois era sómente troca), enfrentei uma besta de uma fila, somente com um caixa, que parava a todo instante e ia trocar as notas maiores de 50 reais no outro balcão, enfim, fiquei dentro daquela droga por 41 minutos, apenas para trocar um produto.
Foi a última vez que ali entrei!