Taiadablog: Nossas homenagens ao inventor do Aparelho de Ar Condicionado !!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Nossas homenagens ao inventor do Aparelho de Ar Condicionado !!!

O ar condicionado foi inventado por Willis Carrier, inspirado numa noite em 1902, quando se encontrava na estação de comboios de Pittsburgh. Carrier pensou que poderia secar o ar ambiente, saturando-o com água fria para induzir condensação.

Neste mesmo ano Carrier constrói um aparelho que fazia exatamente isso mesmo. Foi construído para uma gráfica de Brooklyn, Nova Iorque, EUA, que tinha nas variações de temperatura e umidade do ar, um grande inconveniente para efetuar impressões a cores come qualidade.

A refrigeração até então era geralmente feita com recurso a gelo, isto até à invenção do primeiro frigorífico em 1927 pela General Electric, com um compressor.

Os avanços técnico permitiram um aumento da fiabilidade dos motores elétricos. Aliado a este fator, a invenção por Thomas Midgley e Charles Kettering em 1928 de novos gases refrigerantes como o freon 12, que não partilhavam as características de flamabilidade e toxicidade dos gases anteriormente utilizados, levou a que a Frigidaire, uma divisão da GM produzisse o primeiro aparelho de ar condicionado em 1929.

Nos anos 80 com a descoberta da nocividade dos clorofluorcarbonetos para a camada de ozonio, estes começaram a ser substituídos gradualmente.

O ar condicionado permite hoje em dia o controlo do ar ambiente, fulcral em certos contextos como a medicina, indústria química, laboratórios, engenharia electrónica, etc.

O primeiro automóvel com ar condicionado foi um Packard em 1938. O primeiro ar condicionado de janela foi comercializado no mesmo ano pela Philco-York.

O preço destes aparelhos caíu depois da 2ª Guerra Mundial com o advento da sua produção em massa.


Nossas homenagens ao grande inventor e também para aqueles que ajudaram a aperfeiçoar este equipamento de fundamental importância para conforto do homem! Principalmente nestes dias de calor terríveis que temos enfrentado!

Nenhum comentário: