Taiadablog: Volta olímpica !!!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Volta olímpica !!!

O público que lotava o Estádio de Helsinque, nos Jogos de 1952, aplaudia calorosamente o brasileiro Adhemar Ferreira da Silva.

Ele acabava de receber a Medalha de Ouro do Salto Triplo, depois de quebrar o recorde da modalidade quatro vezes naquela mesma tarde.

Em agradecimento, ele correu em torno do gramado acenando para as arquibancadas. Estava inaugurado um novo costume: a volta olímpica.

Na semana passada completou dez anos da morte do grande campeão, o modesto filho de um ferroviário e uma cozinheira, que só pisou numa pista de atletismo quando tinha 18 anos, que fazia do horário de almoço a única oportunidade para treinar e foi o primeiro atleta a dar ao Brasil, por duas vezes, o Ouro Olímpico.

Adhemar fez questão de duas coisas: posar com as sapatilhas com que venceu em Melbourne e contar uma história.

Em 1953, já ouro-medalhista, era funcionário da prefeitura de São Paulo. Teve de ausentar-se por trinta dias. Foi ao Chile para uma competição importante. Ao voltar da viagem, verificou que estavam descontados do salário os dias em que esteve ausente.

O prefeito Jânio Quadros disse que a repartição não era lugar de vagabundos. Ademar não reclamou. Ao contrário, garantiu que era agradecido a ele, pois foi pulando os buracos da cidade que ele reuniu forças para dar ao Brasil uma Medalha de Ouro.

Na parede da sala, além dos troféus que ganhou em várias competições ao longo da vida, um retrato da filha Adyel, cantora de MPB, e vários diplomas de formatura: Relações Públicas, Educação Física, Direito e Comunicação Social.

Um comentário:

TainhaMaluko disse...

Tinha de ser mais um saopaulino....
boa JC, continue assim....