Taiadablog: Um breve resumo da história do Rock no Brasil !!!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Um breve resumo da história do Rock no Brasil !!!

O Rock é um gênero musical que faz um grande sucesso no mundo todo, ele surgiu nos Estados Unidos na década de 1950 e logo chamou a atenção através de seu estilo inovador e diferente de tudo o que havia na época, era um ritmo rápido que unia música negra do sul dos EUA e o country, seu ritmo dançante e letras simples e envolventes encantaram multidões do mundo inteiro, fazendo com que esse estilo se espalhasse inclusive no Brasil, no qual ele surgiu no final desta mesma década.

  

Além do ritmo e estilo, o que diferencia o rock de outros estilos são os instrumentos usados pelos conjuntos musicais, entre eles guitarra elétrica, baixo e bateria. O rock começou a ficar conhecido no Brasil após a cantora Nora Ney gravar seu primeiro rock “Rock around the Clock” de Bill Haley & Hits Comets, música tema do filme Sementes da Violência de 1955, para a versão brasileira do filme. Além do ritmo e estilo, o que diferencia o rock de outros estilos são os instrumentos usados pelos conjuntos musicais, entre eles guitarra elétrica, baixo e bateria. O rock começou a ficar conhecido no Brasil após a cantora Nora Ney gravar seu primeiro rock “Rock around the Clock” de Bill Haley & Hits Comets, música tema do filme Sementes da Violência de 1955, para a versão brasileira do filme. 


 A canção fez tanto sucesso que em apenas uma semana já se encontrava no topo das paradas. O primeiro rock original em português foi gravado em 1957, foi escrito por Miguel Gustavo e se chama “Rock and Roll em Copacabana”, foi gravado por Gauby Peixoto.


Nessa época vários artistas brasileiros gravaram versões de músicas americanas como “Até logo, jacaré” (See you later, alligator), “Meu fingimento” (The great pretender dos The Platters), entre outras. E assim começaram a surgir os grupos musicas desse gênero, como os irmãos Tony e Celly Campelo que alcançaram o título de primeiros ídolos do rock nacional, com o compacto Forgive Me/Handsome Boy em 1958, vendendo 38 mil cópias. Celly alcançou ainda mais sucesso com a música “Estúpido Cupido”, disco produzido em 1959, que vendeu mais de 120 mil cópias.


 Com isso a cantora teve até uma boneca própria e ainda apresentou junto de seu irmão o programa Crush em Hi-Fi na Rede Record, o qual revelou diversas bandas. E assim o rock no Brasil não parou mais na década de 1960 o que mais marcou foi o surgimento do programa Jovem Guarda, apresentado por Roberto Carlos (maior ídolo do Rock Nacional dos anos 60, sendo conhecido hoje como “Rei”), seu amigo Erasmo Carlos e Wanderléia.

 

Depois disso surgiram mais nomes conhecidos até hoje como ídolos do rock nacional como Rita Lee, Os Mutantes, Nirvana, entre outros. Os cantores passaram por dificuldades durante o Regime Militar, mas mesmo assim o rock não perdeu sua força, houve muitos movimentos nacionais, e o rock continuou a evoluir., mudando a cada dia de acordo com os gêneros internacionais.



Na década de 70 tem destaque Raul Seixas, que fez um grande sucesso com suas músicas debochadas, na década de 80 Cazuza, Titãs, Legião Urbana, Blitz e Paralamas do Sucesso, nos anos 90 Mamonas Assassinas, e hoje temos muitos nomes como CPM 22, Fresno, NX Zero, entre muitos outros que fazem grande sucesso.

Nenhum comentário: