Taiadablog: Alcachofra é boa de qualquer jeito !!!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Alcachofra é boa de qualquer jeito !!!

Considerada uma iguaria exótica, a alcachofra ganha espaço à mesa de dois restaurantes (Donna Pinha e Santa Truta) em Santo Antônio do Pinhal, com o 6o Festival da Alcachofra -- que será realizado até o dia 3 de novembro na cidade.

Com um sabor único (difícil de ser descrito), a hortaliça é um ingrediente que mexe com a criatividade dos chefes de cozinha que usam (e abusam) da imaginação para criar receitas com a saborosa "flor".

Por falar em flor, a alcachofra parece mesmo ter sido feita para ser degustada a cada pétala e não para ser devorada. Afinal, dela consumimos apenas a parte carnuda das pétalas e o fundo da flor, depois de retirados os espinhos.

Aos que já sentiram um pouco de preguiça com o processo de degustação, fica a dica: o trabalho é compensador. Além do sabor singular, a iguaria tem excelentes propriedades nutritivas. A cada 100 gramas comestíveis encontramos, por exemplo, boas doses de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro.

"O sabor é maravilhoso e ainda tem vários valores nutritivos agregados", completa a chefe de cozinha dos dois restaurantes participantes do festival, Anouk Vasconcelos.

Colheita.
Para quem gosta do ingrediente, essa é uma das épocas do ano das mais aguardadas, pois é o período que as flores começam aparecer nos balcões com preços não tão abusivos. O período de colheita é de agosto a novembro.

No caso de Santo Antônio do Pinhal, a alcachofra vem dos produtores locais. "A alcachofra é a cara da primavera", completa a chefe.

Sem mistérios.
O processo de degustar o ingrediente pode ser um pouco complicado, é verdade, mas Anouk garante que o cozimento do produto não tem mistérios.

"É fácil, pois se cozinha com água, sal e limão. Depois, o que conta é a criatividade de cada cozinheiro para criar os recheios", diz.

Sobre a versatilidade da alcachofra, ela garante que é possível criar diversas combinações -- entradas, pratos principais e até sobremesas.

E a especialista afirma isso com "propriedade". Afinal, a cada edição, produz novas receitas para o evento. Para esse ano são 18 opções -- nove em cada estabelecimento. "A ideia é que as pessoas possam comer pratos diferentes de um produto próprio da estação."

Também expert na cozinha, o chefe Luiz Pimenta, do Bistrô By Pimenta, em São José dos Campos, afirma que a alcachofra exige do cozinheiro criatividade. "Ela te possibilita criar pratos bem diferentes."

Segundo ele, o ingrediente aparece no menu dos restaurantes como sugestões nessa época do ano. "Você pode gratinar, criar recheios e até fazer risotos com a alcachofra."

Delícias.
Para deixar o leitor com água na boca, Anouk revelou algumas opções do menu.

Uma das receitas que mais faz sucesso é a alcachofra gratinada com molho branco, gorgonzola e parmesão. Outra delícia, também sugestão de prato principal, é o medalhão com molho de vinho acompanhado de pequenas alcachofras -- todos os pratos contam com uma montagem bem especial! "E, não é caro", garante.

Os preços variam de R$ 15 a R$ 32. "A intenção é incentivar o consumo de produtos de época. Queremos que as pessoas experimentem a alcachofra", ressalta a chefe.

Curiosidades.
Na Europa, o consumo da hortaliça é bem antigo -- era usada na cozinha tanto pelo sabor, quanto pelo poder terapêutico.

Na antiguidade, as alcachofras eram utilizadas pelos médicos no preparo de medicamentos contra a febre, doenças do fígado e até como antidepressivo. Mas, por curiosidade, vale contar uma passagem não tão gloriosa desta planta. Registros mostram que, por volta do século 16, o consumo da alcachofra na França chegou a ser proibido para mulheres. Isso porquê a esposa do rei Henrique 2o, adorava alcachofras e corria a fama de que a iguaria era um poderoso afrodisíaco.

Mas independentemente do comportamento da esposa do rei, o que vale é o sabor e ainda bem que a igualdade chegou!

Casquinha de truta com fundo de alcachofra. A receita faz parte do festival que está sendo realizado em Santo Antônio do Pinhal até 2 Novembro próximo!

2 comentários:

Claudia Resende disse...

Certo, é deliciosa principalmente ao natural. Mas PELO AMOR DE DEUS em qual supermercado eu acho pq naop tem no Pao de Açucar, Walmart nem carrefour ...

Unknown disse...

Prezados amigos: a alcachofra pode ser encontrada in natura na Ceasa SJCampos ou então nos seguintes restaurantes:
- Restaurante Donna Pinha - Estrada de Santo Antonio do Pinhal, 2006. Tel. (0xx12) 3666-2669
- Restaurante Santa Truta - Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 594, Centro. Tel. (0xx12) 3666- 2764
- Bistrô By Pimenta. Av. Cassiano Ricardo, 1306, Loft City Hall, Aquarius, São José dos Campos. Alcachofra no menu, sob consulta. Tel: (12) 3876-8822
Bom apetite, prezada amiga!