Taiadablog: Música Clássica de qualidade no Cine Vogue !!!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Música Clássica de qualidade no Cine Vogue !!!

Tem prosseguimento amanhã, sábado, o projeto Viagem Musical, apresentado pela Secretaria de Cultura de Caçapava, quando o grupo São Paulo Arte Trio, fará um concerto às 20 horas no Cine Vogue, apresentando música clássica de qualidade para os caçapavenses!

Integram o São Paulo Arte Trio os músicos Paulo Gazzaneo (piano), Laércio Diniz (violino) e Ana Maria Chamorro (violoncelo).

Laércio Diniz venceu dois concursos “Jovens Solistas” (Porto Alegre e Brasília) e em 1987 foi contemplado com bolsa de estudos para a Alemanha pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), ingressando na Escola Superior de Música de Aachen sob a orientação de Ingeborg Scheerer e um ano depois na Escola Superior de Música de Colônia.

Na Alemanha foi professor na Escola de Música de Gumrnersbach e trabalhou com a Heidelberger Kammerorchester tendo atuado como spalla e solista e realizando concertos por mais de cinco anos por todos os países da Europa Ocidental.

De volta ao Brasil em 1995 fundou o Quarteto de Cordas Aureus especializado no repertório brasileiro com o qual gravou dois CDs. Em 1997 fundou a Orquestra de Câmara Engenho Barroco da qual é spalla e diretor artístico e com a qual lançou um CD de música barroca pelo selo Som Puro com obras de autores do período Barroco e em 2001, 2002 e 2003, três CDs integrantes do projeto “Restauração e Difusão de Partituras”, patrocinado pela Petrobras interpretando obras de autores do período colonial brasileiro.

Ana Maria Chamorro é natural da cidade de São Paulo, estudou no Brasil com Zigmund Kubala na USP e trabalhou na Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Na Alemanha prosseguiu seus estudos com Eduardo Vasalo, Friedmman Dahn e Joachim Griesheimer, além de cursar música de câmara com Saschko Gawriloff e Quarteto Amadeus.

Durante esse período, foi professora da Escola de Música de Wiehl e integrou diversas orquestras alemãs como: Rheinisches Kammerorchester, Sinfonieta Köln e Klassische Philarmonie Telekomm Bonn.

Foi também primeiro violoncelo da Tippet Ensemble e violoncelo solo da Heidelberger Kammerorchester, com a qual se apresentou regularmente durante cinco anos em vários países europeus como: Alemanha, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Noruega, Suécia, Suíça, e Finlândia.
De volta ao Brasil, trabalhou como spalla dos violoncelos da Orquestra Sinfônica de Santos e violoncelista do Quarteto Municipal de Santos.

Atualmente é violoncelo solo da Orquestra de Câmara Engenho Barroco, violoncelista do Quarteto de Cordas Aureus tendo vários Cds gravados com os dois grupos, violoncelista do São Paulo Arte Trio e da Orquestra Filarmônica de São Bernardo, professora de violoncelo da Universidade Livre de Música e primeiro violoncelo da Bachiana Chamber Orchestra.

Paulo Gazzaneo vem conquistando uma sólida posição dentro do cenário musical brasileiro, tanto como intérprete ou pedagogo e, recentemente, na área da composição.

Discípulo de Amaral Vieira pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo no Brasil e István Lantos na Budapesti Liszt Ferenc Zenemüvészeti Föiskola na Hungria, vem se destacando por suas apresentações e gravações, principalmente de obras brasileiras, para piano solo e música de câmara, importantes registros de seu trabalho como solista e camerista.

Como recitalista e solista já se apresentou em todos os países da América do Sul e nos principais centros musicais europeus (Áustria, Alemanha, Bélgica, Hungria, Polônia, Espanha, Grécia, Bulgária, Inglaterra, Suíça).

Desde o seu retorno ao Brasil em 1993, assumiu como principal premissa de seu trabalho a execução e registro fonográfico de obras de compositores brasileiros, preferencialmente ainda ativos, e, desde o ano de 2000, tem se dedicado de forma mais produtiva na área da criação.
Desde 2007 é diretor executivo e pedagógico do Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista.

O projeto musical tem o apoio do Governo de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, pelo Programa de Ação Cultural – ProAC 2009, e tem como objetivo principal, a formação de público para a música instrumental, com apresentação de diversos estilos musicais, levando  a cultura e arte à população, por meio da música de qualidade propiciando, principalmente ao público jovem, o contato com a linguagem musical a partir da vivência com profissionais reconhecidos, despertando assim o interesse pela música popular e erudita!

Nenhum comentário: