Taiadablog: O último show no Canecão !!!

domingo, 17 de outubro de 2010

O último show no Canecão !!!


O palco do Canecão, no show de Bibi Ferreira

Recebo, do incansável Fabrício Correia, mais uma de suas legítimas expressões em favor da cultura, onde manifesta seu pesar pelo fechamento da casa de shows carioca O Canecão, que realizou neste sábado (16), seu último espetáculo!
Esta informação me deixa absolutamente consternado pois também lá estive, em 1981, onde assisti um belíssimo show da fantástica e recém- criada Banda Blitz, com Evandro Mesquita e outros remanescentes da troupe de Asdrubal Trouxe o Trombone! Uma maravilha! Vejam só o recado do Secretário Fabrício:
"Amigo JC,
Fabrício Correia e Bibi Ferreira
Presenciei ontem, aqui no Rio, algo raro, extraordinário, memorável. A diva Bibi Ferreira encerrou as atividades de uma casa que ajudou a escrever a história da música popular brasileira, e que ela foi a primeira a se apresentar, o Canecão. E divido esse momento, com todos que como eu, vêem na cultura, a possibilidade de ir muito além do nosso cotidiano.
Palco de shows memoráveis desde o fim dos anos 60, o Canecão fecha as portas depois de 40 anos de disputa judicial com os donos da casa de shows, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) os dirigentes perderam a batalha e o espaço será reintegrado a universidade. 
Bibi Ferreira e  Fernanda Montenegro
 Todos os grandes astros de nossa música pisaram o palco consagrado do Canecão. Elis Regina, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Eliseth Cardoso, Maysa, Maria Bethânia, Roberto Carlos.
Após 43 anos, a cortina fechou ontem pela última vez, com o espetáculo  "De Pixinguinha a Noel, Passando por Gardel" festejando os 70 anos de carreira da amada Bibi Ferreira.
Bibi Ferreira cantou pérolas de nossa música, homenageou Noel Rosa, o samba de breque de Moreira da Silva em Minha Palhoça (Se Você Quisesse) e entoando de forma definitiva : Edith Piaff.

Bibi Ferreira

Nos brindou ainda com fados, tangos e interpretações únicas, apresentadas com maestria e o mais puro amor as artes. Com a plateia em extâse, despediu-se do Canecão com "Ponteio", ícone dos festivais, dos mestres E
du Lobo e Campinam.

Dezenas de ilustres, misturaram-se a milhares de fãs, que de forma afetiva levaram a Bibi Ferreira o aplauso e a certeza de um novo encontro.

Fernanda Montenegro, que estava comemorando aniversário, Antônio Fagundes, Simone, Betty Faria e o grande pesquisador da música brasileira Ricardo Cravo Alvim, foram algumas das personalidades a saudar com carinho, nossa Estrela Maior, em seu camarim.


Fiz questão de “tietar” essa grande Diva, a quem nutro uma verdadeira admiração, desde meus tempos de menino. Aos 88 anos, meu caro JC,  se mantem no auge de seu vigor lírico. Disse a amada Bibi Ferreira, parafraseando Gonçalves Dias, em sua Canção do Exílio, que a diva já havia homenageado no palco do Canecão.

Minha terra tem palmeiras onde canta o sábia.
Tem Bibi Ferreira, cujo canto gera encanto e faz bater ao mais gélido coração.

Noite Mágica, amigo JC Flores.
Adeus, Canecão, templo da música popular brasileira."

Nenhum comentário: