Taiadablog: Uma data para ser sempre comemorada !!!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Uma data para ser sempre comemorada !!!

Em 29 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Livro.

Sempre ao nosso redor, esse companheiro quase sempre descoberto na infância nos segue durante toda a vida, servindo como nossa principal fonte de saber.

Seja para nos entreter, servir como base nos estudos, em pesquisas, ou para somar conhecimento, seja onde for, o livro sempre nos faz companhia.

O e-book (livro digital) prova que nem a tecnologia extinguiu na maioria das pessoas o prazer da leitura.

O Dia do Livro teve origem com a transferência, em 1810, da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil. O acervo tornou-se a nossa Biblioteca Nacional, em 29 de outubro daquele ano.

Trata-se de um acervo bibliográfico imenso, com mais de 60 mil objetos, composto não só pelos volumes, mas também por medalhas, manuscritos, moedas e mapas.

Comemore este dia começando a ler um novo livro!

Também neste dia, a equipe do taiadablog deseja fazer uma homenagem especial, ao nosso grande amigo, correligionário, poeta, acadêmico da ACL onde ocupa a cadeira do inoxidável Machado de Assis, contista e advogado por profissão, Dr. Brasilino Alves de Oliveira Neto, aniversariante nesta data tão apropriada.

Nossos parabéns!!!


Você sabia?
O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, de Tomás Antonio Gonzaga, uma obra lírica amorosa integrante do Arcadismo, estilo literário da época. A história conta sobre um amor sincero por meio da poesia, com alguns toques do que posteriormente seria chamada de romantismo, escola literária que surgiu oficialmente no país em 1836. Marilia de Dirceu (1812) foi o terceiro volume da série, impresso nas oficinas da Imprensa Régia de D. João VI, no Rio de Janeiro.


2 comentários:

Dr. José Juvenal disse...

Também um pouco com atraso, quero deixar aqui meus parabéns ao colega de profissão Dr. Brasilino, que esta data se reproduza ainda por muito tempo.

Luis Carlos disse...

Que bom saber que meu colega Brasilino completou mais um ano de vida, e que boa vida, pois com uma esposa e filhos maravilhosos. Que Deus o ilumine e lhe dê muita paz, saúde e lhe mantenha o sucesso que tem como Advogado.