Taiadablog: Pequena reforma derruba casa e deixa fachada !!!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pequena reforma derruba casa e deixa fachada !!!

Recebemos a informação de um de nossos assíduos leitores, que continua a saga das "pequenas" reformas residenciais em Caçapava, quando proprietários simplesmente derrubam todo o imóvel, deixando apenas a fachada e erguem outro, inteiramente novo no local, com o objetivo de enganar a fiscalização e não pagar mais IPTU!

É o caso, por exemplo, de uma escola, na Rua 14 de Abril, região central da cidade, que comprou uma casa ao lado da escola, e faz uma "reforma" gigante na área, que já envolveu, inclusive, máquinas de terraplenagem e muitos caminhões de materiais, ferro, areia e cimento sem, no entanto, demolir a fachada da residência que ali existia!

Ao que parece, a "reforma" em questão, reflete a ampliação das salas escolares o que implicará no aumento no número de alunos, aumento no volume de carros estacionados na rua e em circulação no leva e tráz dos alunos, além de outros inúmeros transtornos para a vizinhança e para o trânsito já complicado daquela área!

Os setores de fiscalização da Prefeitura tem que estar atentos para exigir, no mínimo, a contraprestação dos propeitários destes imóveis, em relação aos valores atualizados do IPTU.

Em tudo isto, o mais revoltante, é que a entidade (CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) que deveria, em primeiríssimo plano, fiscalizar e embargar este tipo de sorrateiras obras, invariávelmente não dá as caras, nem mesmo para exigir a colocação de placas de responsabilidade técnica nas obras!


4 comentários:

Anônimo disse...

JORNALISMO DE VERDADE NÃO TRASMITE NOTICIA ERRADA....ANTES DE JOGAR QUALQUER BESTEIRA OU DE ARRUMAR SERVIÇO PARA OS OUTROS......INFORME-SE.....O CREA É O ÓRGÃO QUE FISCALIZA AS AREAS DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA E NÃO ARQUITETURA (PARA ISSO EXISTE O CAU)....ESPERTO...SE UMA OBRA TEM UM PROFISSIONAL HABILITADO A HISTÓRIA ESTÁ RESOLVIDA.....PODER PARA EMBARGAR OBRA SOMENTE A PREFEITURA.....SE O SENHOR DESEJA QUE A FISCALIZAÇÃO PARA SABER SE EM TAL OBRA TEM UM RESPONSAVEL TÉCNICO POR ELA FAÇA UMA DENUNCIA.....O CREA NÃO ACEITA DENUNCIA ANONIMA.....

Unknown disse...

O amigo anônimo aí de cima, está meio assustado, não é? Escreve em caixa alta, com se quizesse ferir alguém mas não conseguiu explicar corretamente sua crítica. Na postagem, ninguém falou que era para o CREA fiscalizar e sim que obrigasse o engenheiro responsável pela obra, colocasse uma placa de identificação, conforme manda a lei. A obra em questão, está sendo feita (constatei in loco) de forma sorrateira, o material que é descarregado na rua é rápidamente colocado para dentro, intensa movimentação aos finais de semana, não tem plaqueta de identificação do responsável técnico e tudo o mais. Claro que a fiscalização é de obrigação da Prefeitura, a qual esperemos, de o ar de sua graça.
Finalizando, se toca ô anônimo, denuncia anônima é a sua. A do Taiadablog, tem nome e endereço, ok?

Miriaklos disse...

JC que belíssima resposta, principalmente no tocante à afirmação de "denúncia anônima". Por certo sua convivência comigo tem te deixado mais competente, mais inteligente, mais esssperrto !.

Unknown disse...

Certamente, meu preclaro amigo!