Taiadablog: Escorpião em casa !!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Escorpião em casa !!!





 

Acontecem nas cidades 75% das picadas de escorpião. Na de São Paulo foram 10 mil acidentes com eles, dos 13 mil ocorridos em todo o Estado.

Desmatamento e crescimento desordenado das áreas urbanas levam os escorpiões a se abrigar e procurar comida próximo e dentro das casas. O mais comum é o escorpião amarelo, porque tem uma capacidade enorme de procriação. A fêmea não precisa do macho para gerar três proles por ano, com média de 20 filhores cada. Podem procriar em casa.

Em caso de picadas deles, a recomendação é lavar o ferimento com água e sabão e fazer compressas mornas para alívio da dor até a chegada ao serviço de saúde mais próximo. A Secretaria de Saúde alerta contra crenças que podem agravar o acidente, tais como uso de torniquete, corte na região da picada, sugar o veneno e outros socorros improvisados. 

O paciente deve ser levado a um pronto socorro próximo imediatamente. Casos mais graves, após o primeiro socorro profissional e especialmente com criancinhas, podem ser encaminhados ao Hospital Vital Brasil, que funciona dentro do Instituto Butatan.

O risco de vida é pequeno, maior em crianças e idosos e muito alto em pessoas alérgicas ao veneno dos escorpiões. Por isso, alérgicos a picadas em geral devem ser atendidos rapidamente e convém ligar para o Butantan pedindo orientação (11 3726 7962). 

Os picados apresentam sintomas como hipotermia ou hipertermia, sudorese profunda, visão embaçada, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia, arritmias cardíacas, choque, taquipnéia, edema pulmonar agudo, agitação, sonolência, confusões mentais e tremores, além de inchaço e vermelhidão no local da picada.

Nenhum comentário: