Taiadablog: Começa hoje o Festival de Inverno de Campos do Jordão !!!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Começa hoje o Festival de Inverno de Campos do Jordão !!!

Festival Internacional de Campos do Jordão 


Começa hoje o Festival Internacional de 
Campos do Jordão, com apresentação da Osesp


Transmissão simultânea dos concertos realizados no auditório Claudio Santoro para telão na Praça do Capivari e jovem bolsista regendo uma orquestra. Essas são algumas das novidades do 43º Festival Internacional de Campos do Jordão que começa hoje e vai até 29 de julho, esperando atrair mais de 40 mil pessoas.
 
Sob direção da Fundação Osesp, o evento vai homenagear o maestro Eleazar de Carvalho, um dos responsáveis pela criação do festival que ao longo de quatro décadas, se consagrou em um dos mais importantes da América Latina.
 
A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), realiza concerto de abertura, às 20h, 
com transmissão pela TV Cultura. "Essa edição está bastante pedagógica, com foco nos jovens bolsistas, mas sem esquecer das atrações variadas”, diz Marcelo Lopes, diretor executivo do festival.
 
O organizador diz que esta edição, que tem programação paralela em São Paulo, foi inspirada em modelo de festival dos EUA, “Tanglewood”, organizado pela Orquestra Sinfônica de Boston. “Nosso evento está atrelado com a formação dos 136 jovens bolsistas.”

Entre os destaques do festival está a participação da violinista Marin Alsop e Richard Armstrong, ambos vão reger a Orquestra do Festival, além de concerto com Quarteto Vogler, um dos mais brilhantes com formação jovem da atualidade.
 
Assim com a Osesp, outras sinfônicas de peso participam do evento: A Orquestra Sinfônica Brasileira, regida por Roberto Minczuk, apresenta-se no dia 20, e a Filarmônica de Minas Gerais.
 
E, no mais surpreendente dos programas, na próxima quinta-feira a Petrobras Sinfônica, com o maestro Isaac Karabtchevsky, trará com solistas vocais uma produção em oratório da ópera "Piedade", de João Guilherme Ripper, que estreou em abril no Rio de Janeiro e narra o assassinato, em 1909, do escritor brasileiro Euclides da Cunha (1866-1909).
 
Entre os solistas mais conhecidos, o violoncelista Antonio Meneses participa de concerto de câmara no dia 8; no dia 21, o pianista Nelson Freire interpreta Mozart com a Orquestra do Festival; o também pianista argentino Nelson Goerner se apresenta no dia 10 ao lado do violinista Boris Brovtsyn.
 
No total, a programação oferece 78 concertos, o que deve movimentar mais de 1.500 convidados, entre solistas, regentes, músicos, entre outros. Parte das apresentações são gratuitas e além do Auditório Claudio Santoro, outras espaços de Campos do Jordão, como praças, igrejas e espaços culturais, recebem atividades.

Ainda no âmbito pedagógico, se destaca o concerto didático do Orquestra Sinfônica de São José dos Campos na posição de orquestra pedagógica residente do festival. O grupo se apresenta para 4.000 crianças da região, pelo projeto “Descubra a Orquestra”, da Fundação Osesp. “A Osesp possui critérios rígidos de seleção e a Orquestra de São José mostrou um trabalho bastante elogiado”, diz Marcelo Lopes.

Nenhum comentário: