Taiadablog: Limpar o Rio Ganges !!!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Limpar o Rio Ganges !!!





 

A Índia promove campanha e esforço nacional para limpar o rio Ganges. Ele é sagrado para os indianos mas recebe uma quantidade enorme de resíduos, a ponto de ostentar 60 mil coliformes fecais por 100 mililitros, 120 vezes acima do limite considerado seguro para o banho. Nem por isso a população que vive em seu caminho, mais de 400 milhões de pessoas, deixam de tomar seu banho purificador nele.

Uma das pretensões é voltá-lo a ser um "Ganges contínuo", ou seja, sem grandes represas que obstruam seu leito, substituindo-as por outros diques de menor tamanho. O plano se opõe a outro, também do governo mas anterior, de construir 300 diques ao longo dele, para "alimentar uma população faminta de eletricidade".

De qualquer forma, com uma ou outra solução - os diques têm função saneadora - é um trabalho gigantesco, no rio que nasce no Himalaia e desemboca no golfo de Bengala, depois de 2.510 quilômetros. Os hindus o consideram sagrado e a ele peregrinam milhões de pessoas, pela crença de que suas águas não só lavam os pecados, como também libertam do ciclo das reencarnações.

Nenhum comentário: