Taiadablog: Vice de Lugo recebe faixa presidencial !!!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Vice de Lugo recebe faixa presidencial !!!

19h53 atualizado às 20h02 
Luís Federico Franco Gómez acaba de tomar posse no Paraguai como novo presidente. Ele recebeu a faixa presidencial e, desta forma, assume o poder do país. Gómez foi eleito em 2008 na chapa do ex-bispo Fernando Lugo, que acaba de sofrer um impeachment – aprovado nesta sexta (22) pelo Senado paraguaio com um placar de 39 a 4, com duas ausências. 
Lugo deixou o poder após conflitos agrários, que terminaram com a morte de aproximadamente quinze mortos e vinte feridos. Em seu primeiro discurso após ser destituido do cargo de presidente, Lugo disse que recebeu um golpe, mas que sairia pela "porta do coração". "Falo para vocês não mais como presidente, mas como Lugo, que recebeu um golpe", disse. 
O último processo de impeachment no Paraguai havia acontecido em 1999, quando o então presidente Raúl Cubas foi acusado de envolvimento no assassinato do vice-presidente Luis Argaña.

Atualizado às 19,40 hs.
O Senado do Paraguai acaba de aprovar, com larga margem (39x4 votos), o impeachment do presidente do Paraguai, o ex-bispo Fernando Lugo. Ele foi responsabilizado pelos conflitos agrários que resultaram em pelo menos quinze mortos e vinte feridos, nas proximidades da fronteira com o Brasil. Seus apoiadores chamam de "golpe" um processo, que, embora tramitado sumariamente, seguiu as regras da constituição vigente no país. Em lugar de Lugo deve assumir o cargo o médico Frederico Franco, seu companheiro na chapa na eleição de 2008, mas ele chegou a afirmar que não aceitaria a incumbência caso o impeachment fosse aprovado.

Nenhum comentário: