Taiadablog: Festa de São João de Caçapava continua !!!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Festa de São João de Caçapava continua !!!

Continua até domingo a programação da Festa São João de Caçapava com shows, apresentação de quadrilhas, culinária típica junina, missa e cortejo de carro de boi. A entrada é franca.

A festa em homenagem a São João Batista, padroeiro de Caçapava, tem mais de 80 anos de tradição no município. Há seis anos, a Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com a Igreja Matriz de São João Batista, reestruturou o evento, que passou a ser realizado em uma área bem maior na Avenida Brasil, com capacidade para receber até 16 mil pessoas por noite. O espaço abre todos os dias 19h e os shows musicais têm início às 22h.

Como uma das características da festa é a promoção da cultura popular, a programação reúne desde espetáculos com grandes nomes da música brasileira até shows com representativos grupos de música raiz do Vale do Paraíba.No último sábado, cerca de 16 mil pessoas assistiram ao show de Alceu Valença no evento. 

Alceu Valença na Festa de São João de Caçapava
Acompanhado por banda, o artista empolgou o público com um repertório que reuniu boa parte de seus sucessos além de homenagear Luz Gonzaga com algumas de suas canções mais conhecidas.

Nesta quarta-feira, apresenta-se a Orquestra de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira, de São José dos Campos. O grupo mostra um repertório com clássicos da música caipira e composições próprias. O show tem início às 22h.

Na quinta-feira, dia 21, o palco da festa é da dupla Lourenço e Lourival. Com mais de 50 anos de carreira, a dupla formada pelos irmãos Arlindo Cassol, o Lourenço, e Antônio Cassol, o Lourival, é considerada uma das mais importantes da música caipira brasileira.

Os irmãos nasceram em Ribeirão Preto-SP em 1937 e 1939, respectivamente. Iniciaram a carreira na adolescência com os nomes artísticos "Maurinho e Toninho" cantando na "Rádio 79" de Ribeirão Preto-SP.
 
Em 1959, trocaram Ribeirão Preto pela Capital Paulista, onde se apresentaram nas Rádios
Cometa, 9 de Julho, América, Capital, Nacional e também na Record, onde apresentaram durante 10 anos o programa "Linha Sertaneja Classe A", às terças e aos sábados. Passaram também um período no Rio de Janeiro, onde atuaram na Rádio Mairink Veiga.
 
O primeiro disco foi gravado em 1962 com as músicas "Meu Regresso" (Tuta - José Russo), e "Amor Derrotado" (Garoa). De lá para cá, a dupla foi conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, consolidando-se como uma das mais importantes parcerias do cenário caipira.

Na sexta-feira, dia 22, quem anima a festa é cantor Sérgio Reis. Acompanhado por banda, o artista relembra seus principais sucessos em show a partir das 22h.

No sábado, dia 23, a programação musical fica por conta da Orquestra Sanfônica, de São Paulo. O grupo apresenta um festivo repertório de temas juninos com arranjos para sanfonas, além de homenagear os 100 anos de Luiz Gonzaga, o Reio do Baião.

Além da apresentação musical, outra atração do sábado à noite é a grande fogueira em homenagem a São João Batista, que é acesa pouco antes do show e é um dos momentos mais esperados da festa de São João.

No domingo, dia 24, o encerramento da programação de shows fica por conta da música de Gaúcho da Fronteira. Segundo o artista, o show traz a essência gaúcha misturando música campeira, vanerão, chamamé e milonga.

O repertório inclui músicas de seu último CD e grandes sucessos de sua carreira, entre eles a conhecida “É Disso que o Velho Gosta”, de Berenice Azambuja com Gildo Campos – que segundo o artista é sempre pedida em seus shows.

Considerado um dos maiores representantes do regionalismo brasileiro, o músico é uma figura que criou sua marca pessoal: o humor, a sátira como forma de expressão e a preservação do regional gaúcho que segundo ele - “ é muito forte “.

Nascido em Santana do Livramento, divisa entre Rio Grande do Sul com o Uruguai, se transformou em sinônimo de música gaúcha de qualidade. Divulga pelos rincões do Brasil: o gauchismo, o tradicionalismo, a poesia e a alegria, através dos versos que falam e contam os usos, costumes e hábitos de seu povo.

Outra importante característica da festa é o aspecto beneficente, já que conta com a participação de 21 entidades assistenciais, cadastradas do município, que exibem em seus estandes uma grande diversidade da culinária junina típica do Vale do Paraíba. Toda a renda é destinada às atividades beneficentes que cada uma delas desenvolve. Três restaurantes abrem aos sábados e domingos no horário do almoço, das 11h às 15h.

Festa São João de Caçapava – dias 20, 21, 22, 23 e 24 de junho. Local: Av. Brasil, S/N. Abertura do espaço às 19h; shows a partir das 22h. Entrada franca.

Nenhum comentário: