Você sabe dizer o que os Beatles, o vinho Chianti, a caneta MontBlanc e
a Harley-Davidson Road King têm em comum? Todos são considerados
clássicos. Apresentada em 1993, no aniversário de 90 anos da Harley, a
representante da linha Touring -- que se caracteriza pelo grande
para-brisa e pelas malas laterais rígidas revestidas de couro -- ganha,
agora, o novo e torcudo motor Twin Cam 103, de 1690cc (já presente em
outros modelos da marca).
Montada em Manaus (AM), a Road King tem preço sugerido de R$ 56 mil e
traz diversos detalhes que reforçam sua inspiração clássica: para-lama
dianteiro envolvente com uma pequena saia de metal, pneus faixa branca e
até mesmo o logo Harley-Davidson com referência ao motor.
No segmento
touring, que engloba os modelos feitos para a estrada, a Road King é a
segunda mais vendida no País e só perde para sua prima Heritage Softail
(68 contra 162 unidades, de janeiro a abril, segundo dados de
emplacamentos da Fenabrave).
Construída para encarar estradas em boas condições de rodagem, a Road
King Classic tem bom nível de conforto -- traduzido pelo assento em dois
níveis e pela boa ergonomia do piloto sobre a moto. O modelo também
conta com controlador automático de velocidade e suspensão traseira a
ar, ajustável, proporcionando a regulagem de acordo com o estilo de
pilotagem e peso transportado. E o fato do motor ser montado sobre
coxins de borracha, minimiza -- mas não elimina totalmente -- as
vibrações.
Harley-Davidson
Road King Classic 2012 passa a adotar motor de 1.700cc e conta com
controlador automático de velocidade, o Ride-by-Wire Mais
Como todo modelo touring, a Road King Classic tem câmbio de seis
marchas e acelerador Ride-By-Wire, além de freios Brembo com sistema ABS
(antitravamento). Outro diferencial é a adoção da tecnologia EITMS
(sigla para Sistema Controlador de Temperatura do Motor em Marcha Lenta,
em inglês) que, como o próprio nome diz, corta automaticamente o
combustível e a ignição do cilindro traseiro em marcha lenta, reduzindo o
calor do motor que antes era sentido pelo piloto e garupa.
A moto impressiona pelo porte -- são 2,40 m de comprimento e 355 kg -- e
pela grande quantidade de cromados. Com escudo frontal e conjunto
óptico com faróis auxiliares, a Road King Classic é uma fiel
representante do estilo retrô e lembra as Big Twins dos anos
1960. Vestida de branco pérola, esta Harley é puro instrumento de
socialização. Por todos os lugares por onde passa, atrai olhares
curiosos e de admiração: transeuntes, motoristas, frentistas e até
outros motociclistas querem saber o nome, as principais características e
como ela se comporta.
Rei da estrada mais fotos AQUI |
O nome dessa clássica HD dá pistas de sua proposta: a estrada. Afinal, impossível não se sentir como um rei a bordo da Road King. O banco bastante amplo e com espuma densa garante conforto para rodar inúmeros quilômetros. O para-brisa protege o piloto do vento e as pedaleiras permitem “descansar” os pés. O Cruise Control -- o Controlador Automático de Velocidade (também chamado por aí de Piloto Automático) -- é simples de acionar e oferece ainda mais mordomia.
FICHA TÉCNICA: HD Road King Classic 2012
Motor: | Bicilíndrico, 1.690cm³, Twim Cam 103, com refrigeração a ar. |
Potência: | n/d |
Torque: | 13,9 kgfm a 3.500 rpm. |
Câmbio: | Seis marchas. |
Alimentação: | Injeção eletrônica. |
Tanque: | 22,7 litros. |
Suspensão: | Garfo telescópico (dianteira). Sistema bichoque ajustável a ar (traseira). |
Freios: | Disco duplo de 300 mm com quatro pistões e ABS (dianteiro). Disco simples de 300 mm com quatro pistões e ABS (traseiro). |
Chassis: | n/d |
Dimensões: | 2.400 mm x n/d x n/d (C x L x A). 735 mm (altura do assento), n/d (altura mínima do solo), n/d (entre-eixos). |
Peso: | 355 kg (em ordem de marcha). |
Enquanto isso, os 14 kgfm de torque do motor V2, agora com 103
polegadas cúbicas (1.690 cm³), se encarrega de empurrar a moto sem se
importar com a marcha engatada – quarta, quinta, ou até mesmo sexta
(over-drive). Sobra força na moto para arrancadas e ultrapassagens,
inclusive em subidas. Mas não pense que isso é sinônimo de velocidade
alta, afinal a Road King não foi feita para quem tem pressa. A ideia é a
curtição na estrada e o estilo “custom” de ser. Até mesmo porque, em
função do para-brisa alto, a Road King fica um pouco instável e chega a
cansar o piloto em velocidades maiores.
O conjunto de suspensões funciona perfeitamente em rodovias bem
pavimentadas -- por isso evite ondulações na pista, ou caso contrário,
você vai sacolejar demais sobre o banco. E em curvas, reduza a
velocidade. Com um largo pneu na roda da frente – de medida 130/90-16 – e
muito peso no trem dianteiro, a Road King demonstra tendência de
“abrir” demais a trajetória em curvas.
Portanto, se você procura uma moto ágil e versátil para ir a qualquer lugar, o mercado oferece diversas opções. Mas se deseja uma moto para viajar com calma e estilo, a Road King Classic é confortável e de quebra já sai de fábrica com dois alforjes laterais com capacidade razoável. E, acima da razão que norteia essa avaliação, se o seu caso for de paixão pelo visual clássico e pelo ronco característico dos motores V2, vá em frente. E seja o rei da estrada.
Portanto, se você procura uma moto ágil e versátil para ir a qualquer lugar, o mercado oferece diversas opções. Mas se deseja uma moto para viajar com calma e estilo, a Road King Classic é confortável e de quebra já sai de fábrica com dois alforjes laterais com capacidade razoável. E, acima da razão que norteia essa avaliação, se o seu caso for de paixão pelo visual clássico e pelo ronco característico dos motores V2, vá em frente. E seja o rei da estrada.
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