Taiadablog: Esclarecimentos da AMAIS!!!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Esclarecimentos da AMAIS!!!

Email recebido da AMAIS:

“Prezado Sr. JCFlores,

AMAIS2 A esterilização em massa de cães e gatos é o objetivo número de um de qualquer entidade de proteção animal, pois só assim o número de animais que perambulam por aí diminuiria. Em nossos 8 meses de vida, a AMAIS vem lutando para isso, junto com a Prefeitura, através da Vigilância Sanitária, pois aqui em Caçapava, ao contrário que rege a lei municipal 3747, de 27/09/1999, o município não conta com um Centro de Zoonoses, muito menos com veterinários (do governo municipal) para o atendimento dos animais abandonados.

A Prefeitura Municipal “faz a sua parte”, distribuindo senhas para a esterilização, que, com a parceria de 2 ou 3 veterinários de nossa cidade que doam a sua mão de obra, castram cerca de 20 animais por mês, muitas vezes animais de pessoas que poderiam arcar com essa despesa.

A Vigilância Sanitária nos disponibilizou alguns kits para castração, mas ainda dependemos da agenda apertadíssima dos veterinários, pois além de atender seus clientes, devem abrir horários para as castrações vindas das senhas distribuídas no Posto de Saúde.

Para a realização do mutirão, até conseguiríamos o material (kit) para as esterilizações, mas não temos a mão de obra e nem um local apropriado para as cirurgias.

Estamos na luta para a montagem de uma sala para castração em nosso centro de recuperação, assim facilitaria muito os tão sonhados mutirões de castração, pois a mão de obra conseguiríamos até de veterinários de outras cidades, como foi a 1ª. Campanha da APATA, que contou com veterinários paulistanos para a realização de 200 castrações (como consta no site da APATA).

Assim que a nossa sala estiver montada, vamos fazer um planejamento responsável para a realização das castrações dos animais de rua, pois não podemos apenas recolher o animal, castrá-lo e devolvê-lo às ruas, pois além de ter o acompanhamento pós-operatório (10 dias de medicação), não podemos soltá-los novamente porque isso caracteriza-se como abandono (a partir do momento que alguém acolhe um animal, ele passa a ser responsabilidade de quem o acolheu), a não ser que seja um animal comunitário, então haverá pessoas que dêem a assistência necessária.

Sabemos que ainda estamos engatinhando, mas apesar dos nossos 8 meses de vida já conseguimos realizar cerca de 30 castrações, algumas com os kits fornecidos pela Vigilância Sanitária e a maior parte pagas com a ajuda dos nossos colaboradores e voluntários. 

E continuamos nessa luta, com muita fé e trabalho, e apesar de não conseguirmos atender a todos os animais da cidade, seguimos com a esperança de que um dia vamos dar conta, e transformar nossa cidade e os cidadãos mais humanos em relação a vida animal.

Atenciosamente,

AMAIS – Associação Municipal de Proteção aos Animais”

Nenhum comentário: