Taiadablog: A Televisão brasileira!!!

domingo, 20 de setembro de 2009

A Televisão brasileira!!!


Muito se questiona quanto aos programas da televisão brasileira e a maléfica influência que ela impõe a uma sociedade fragilizada como a nossa.

Entendemos que cada um de nós deve realmente dar destaques e fazer oposição a muitos programas que dão maus exemplos, devendo estar sempre preocupados com isto e agirmos como a “água mole a bater”, até que possamos conscientizar, mesmo que lentamente as pessoas, que quanto menos programas de televisão ela ver, com certeza estará mais enriquecida e menos vulnerável às más tendências que ela causa.

Não se trata de radicalismo, mas sim e simplesmente por entender que cada um de nós deve ser um agente de mudança do mundo em que vivemos, e que todos nós reclamamos que é violento e impiedoso e, por certo, a televisão, neste caso, não é a melhor conselheira, pois os exemplos que dela temos não são dos melhores.

Não é necessário se assistir mais que cinco minutos por dia para ser ver, na novela, nos filmes, nos realitys shows, que não tenham como mote principal brigas, fofocas e fatos desagregadores da estrutura familiar, a ponto de ver um juiz carioca, esta semana proibir o programa “No Limite”, de usar, pelos sofrimentos que lhes são impostos, animais nas tarefas a serem ali cumpridas.

Diz FELIPE DE AQUINO, na obra “Família, Santuário da Vida” que “precisamos estar atentos para a pregação sistemática dos valores anti-cristãos que a televisão faz hoje, e alertar nossos filhos sobre os embustes da TV, procurando despertar neles o senso crítico para que não aceitem passivamente tudo que vêem na tela”.

A televisão exerce grande influência no comportamento das pessoas, principalmente por trazer ao espectador todas as soluções já resolvidas, ele não precisa raciocinar em nada, mas somente absorver aquilo que ela impunemente lhe impõe.

Dizemos impunemente, pois em nome da liberdade de expressão, da democracia e principalmente pelo medo, nossos governantes (?) deixam que tudo corra de forma frouxa, sem qualquer fiscalização ou imposição ética. Isto é triste, mais é nossa realidade.

Não se vê hoje na televisão brasileira uma só novela, que é o ópio das noites brasileiras, que não tenha troca de casais, de brigas e agressões, de bebidas, traições e tantos outros modelos perniciosos.

Nos comerciais os exemplos também não são dos melhores, pois sempre mostram o sucesso e poder fáceis, como se tudo fosse possível de ser resolvido num passe de mágica, cabendo aqui trazer afirmação de Goebels, que foi propagandista de Hitler: “mintam, mintam, sempre fica alguma coisa”.

É o que a TV faz conosco: mente sempre e o que nos fica não é nada exemplar.

Disse Dom Lucas Mendes no Jornal do Brasil: “Acuso a TV brasileira de destilar em sua programação e instalar nos telespectadores, inclusive jovens e adolescentes, uma concepção totalmente aética da vida: triunfo da esperteza, do furto, do ganho fácil, do estelionato.

Qual a novela que propôs ideais nobres de serviço ao próximo, de construção de uma comunidade melhor ? Em lugar disso as telenovelas oferecem à população empobrecida, como modelo ideal, as aventuras de uma burguesia em decomposição, mas de algum modo atraente”.

Há possibilidade de mudança. Faça uma experiência: deixe de assistir a TV uma noite e convide sua família e vá para a sala e converse sobre coisas importantes e que já faz tempo que a televisão não lhe deixa fazer isto.

Experimente !
Brasilino Alves de Oliveira Neto é acadêmico da ACL e articulista do Taiadablog

6 comentários:

Anônimo disse...

E para piorar na nossa cidade os meios de comunicação só sabem fazer fofocas, briga política,tititi...até quando vamos ter que aguentar isso tudo???É a falência das famílias se permitirmos isso tudo dentro de nossos lares.

Luiza M. disse...

O entretenimento foi-se embora para dar lugar a uma briga de gigantes que, na busca pela audiência, sacrifica até mesmo a paciência do telespectador. Além disto, privilegia notícias dos bandidos, porque sabe que o zé povinho gosta.
Mas seus dirigentes gostam mesmo é de voar pelo mundo com seus jatos pessoais de milhões de dólares!

Antonio Celso disse...

Segui seu conselho Brasilino e acho que foi a primeira vez na vida que conversamos, eu minha espôsa e meus filhos, sobre vários assuntos, inclusive sobre a tenebrosa derrota do meu querido Timão para o Goiás!
Combinamos que vamos fazer, toda semana, pelo menos uma noite com a TV desligada!
Obrigado pelo sugestão!

Brasilino Neto disse...

Antonio Celso, quando faço meus trabalhos tenho como objetivo alcançar muitas pessoas, porém, tal como se dá agora, com uma só delas fico muito feliz e acreditando que realmente ganhei em tê-los feitos, que foi um investimento de tempo que bem resultou. abraços. obrigado

Anônimo disse...

Eu acho que esta idéia de se passar pelo menos um dia da semana sem televisão, poderia ser um ótimo projeto para ser votado pelos políticos, ao invés de ficarem só fazendo jogo de cena para conseguir reeleição!
Idéias boas como esta é que deveriam ser aproveitadas!

Anônimo disse...

Editor, a idéia apresentada realmente é interessantee proponho que comecemos um trabalho de formiguinha, passando de pessoa a pessoa está idéia e quem sabe um dia poderemos acreditar que o ser humano é realmente "humano", pois a massificação da televisão e internet o está afastando desta característica. Elas impedem a conversa e não se conversando se desumaniza.