Taiadablog: São Luiz do Paraitinga se firma no cenário artístico nacional!!!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

São Luiz do Paraitinga se firma no cenário artístico nacional!!!


Ô cidadezinha encrencada esta tal de São Luiz do Paraitinga. Tão pequena, tão interiorana, tão caipira, não é?

Mas vai se firmando, num primeiro plano, por ser conhecida como a cidade das mulheres: tem juíza, delegada, capitã da PM, Promotora, presidente da Câmara, além de grande número de mulheres com negócios próprios no comércio local!

Depois, a cidade começou a aparecer sutilmente, com o carnaval de Marchinhas, aquela coisa bem tradicional, bem anos 30, até chegar às festividades deste ano, que lotaram por completo a cidade, fazendo a alegria dos habitantes locais, que aproveitaram a deficiência de hotéis e pousadas, e alugaram suas casas e quartos aos turistas!

À partir de 2007, a cidade começou a promover a Semana da Canção Brasileira, inspirados na poesia de seu mais conhecido habitante: Prof. Elpídio dos Santos, autor de vários sucessos nacionais que fizeram parte das trilhas das novelas Cabocla, Rei do Gado, Pantanal e Meu Pé de Laranja Lima, gravadas por artistas famosos como Renato Teixeira, Almir Satter, Fafá de Belém,
além de ser o compositor preferido de Amancio Mazzropi. além de ser seu amigo predileto.

Este ano, a Semana da Canção Brasileira começou dia 21 passado e terminará em 27 de setembro, com grandes atrações:

Shows na Praça do Coreto
Dia 23 - Tres Meninas do Brasil
Dia 24 - Almir Satter
Dia 25 - Zélia Duncam
Dia 26 - Luiz Melodia
Dia 27 - Cordel do Fogo Encantado

Oficinas Cantadas no Mercado Municipal
Dia 23 - Zé Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski
Dia 24 - Pena Branca
Dia 25 - Paulinho Boca de Cantor
Dia 26 - Ione Papas
Dia 27 - Anahí (Alzira e Tetê Espíndola) mais Parê e Nena (filhas de Elpídio dos Santos)

Tudo isto, além de várias outras atrações que poderão ser verificadas no site:

De parabéns nossa querida São Luiz do Paraitinga! Estaremos lá! Com boa vontade, bom senso e muita gente boa, a cidade se firma no cenário artístico nacional. E lá não tem ninguém com a experiência do nosso Secretário da Cultura, tá?

Um comentário:

Fabricio Correia disse...

Prezado JC Flores,

É a primeira vez que participo deste fórum de discussões, que vem demonstrando ser um canal informativo eficiente, bem editado e bastante versátil sobre generalidades e o cotidiano de nossa Taiada. Posso dizer que é uma fonte de consulta permanente em meu dia-a-dia.

Realmente, São Luiz do Paraitinga tem se firmado no cenário artístico nacional como uma opção de programação voltada a música popular brasileira, especialmente as marchinhas carnavalescas.

Vale ressaltar que a gestão municipal, tem no turismo sua principal ação de governo, propiciando desta maneira investimentos constantes na promoção de eventos culturais, cujo enfoque seja o cancioneiro popular.

Em Caçapava, a política cultural estabelecida no início da gestão Carlos Vilela, referendada pela Conferência Municipal de Cultura, realizada em 2005, estabeleceu como prioridade o investimento em ações que propiciem a sensibilização do munícipe com a prática cultural.

Isso significa que apoiamos grandes eventos, como o festival de cultura popular, que se tornou nosso “São João de Caçapava”, concebida de forma a estabelecer a multifacetada cultura devocional com a sociabilização regional e assistência social local, mas nosso enfoque está na formação de platéias e na ação cultural descentralizada.

Hoje, oferecemos cerca de 4.000 vagas para 30 modalidades artísticas, no programa “Ação Cultural”, são oficinas que vão do popular, como artesanato, fuxico, tear ao erudito como as oficinas de pianos, violino, entre outras.

Nosso trabalho para a formação de platéias, como o projeto “Ouvir para Crescer”, as diversas mostras de “Cinema”, o projeto de fomento a leitura, entre outros diversos já foram presenciados e aprovados por mais de 100.000 pessoas em todas as suas edições.

O resgate da auto-estima e o prazer pelas coisas simples de nossa cidade são ações que tem norteado o trabalho desta secretaria, e que resultaram em importantes registros como as mostras de cultura espontânea, a implantação da Academia Caçapavense de Letras e a retomada do museu histórico e pedagógico “Ministro Moura Resende”.

Finalizando, quero informar que a “Semana da Canção” é um evento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, cabendo ao município de São Luiz do Paraitinga sediar o evento que tem como curadora a cantora Suzana Salles.

Aproveito a missiva para convidar a todos para a próxima Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada no próximo dia 22 de outubro. Esperamos poder contar com a presença de todos os agentes culturais do município e a população em geral que poderá refletir sobre as conquistas obtidas e o caminho que iremos seguir para o próximo quadriênio.

Atenciosamente,

Fabrício Correia,
Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Lazer