Taiadablog: Macaquice, coisa feia!!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Macaquice, coisa feia!!!

brasilino Ouvimos dizer, em autêntica macaquice, que o que é bom para os Estados Unidos era bom para o Brasil, o que nunca foi e nunca será verdade, pois nossas culturas são fundamentalmente diversas.

Porém, não são raras as expressões, os modelos de roupas, os tênis, certos costumes, que copiamos deles americanos e, o que é pior, às vezes até não sabendo o porquê de os usarmos e falamos.

Em não raras vezes vemos muitas pessoas usando camisa com frase em inglês que sequer sabem o que ali está escrito, numa simples e irrefletida forma de macaca copiadora de ‘estar na moda’

Em outros setores, que pena, não fugimos à regra.

Citamos por exemplo quando eles vão iniciar jogos importantes nos Estados Unidos, no basquete e futebol americano, colocam nos estádios cantores famosos para entoarem o Hino Nacional e nós aqui tivemos também a infeliz, como macacos que lhes copiamos tudo, idéia de adotar este modo também aqui no Brasil.

No entanto deixamos de observar que o ritmo do Hino Nacional Americano se adeqüa ser cantado por uma pessoa e da forma como fazem, enquanto que o Hino Nacional Brasileiro, que é de ritmo pujante, vibrante e célere isto não se adapta, pois tem que ser apresentado por banda marcial e todo o povo cantando em seu ritmo normal, que lhe dá vibração e pompa e nos enche de orgulho e emoção.

Numa atitude de macaquinho idiota e copiador, a Assembléia Legislativa de São Paulo, em recente encontro dos ‘Agente Públicos’, contratou a cantora Vanusa para cantar o Hino Nacional Brasileiro na abertura do congresso que ali se realizaria, foi um vexame só, ela errou a letra do Hino, mudou o ritmo, inverteu frase, num autêntico descalabro com nossa identidade Nacional, com nosso majestoso Hino.

Numa situação de absoluto – absoluto mesmo – constrangimento, não houve alternativa se não o locutor oficial, interrompendo a ‘cantoria’, dizer que agradecia a participação da Vanusa e desligou o microfone que ela utilizava, mesmo antes de chegar ao final.

Que vergonha !

E porque isto, simplesmente por sermos uns macacos idiotas e copiadores daquilo que os Estados Unidos fazem, e lá fazem bem, pois, como dissemos, o ritmo de seu Hino Nacional permite esta forma de apresentação, mas o nosso não - não, não mesmo, mil vezes não – vejam isto, ouçam isto malditos políticos que fazem isto conosco.

Não nos envergonhem e não nos humilhem mais do que já somos humilhados com outras peripécias que fazem.

Meus caros leitores, para terem a idéia da afronta que a situação causou e que em nada exagero, que nossa macaquice idiota e copiadora é que nos impõe situações como esta, deixo aqui o endereço do ‘Youtube’ para que o acessem e vejam o horror que nos causou, que nossa macaquice nos impõe e nos é prejudicial, simplesmente por acreditarmos que o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil.

http://www.youtube.com/watch?v=TfzyqxWHrQo

Brasilino Alves de Oliveira Neto, é acadêmico da ACL e articulista do taiadablog

18 comentários:

Felipe Chagas de Abreu Oliveira - Advogado disse...

Pois é, Brasilino, mais uma vez comentou em cheio sobre a pobreza de ideias e de espírito que infelizmente acometem nossos conterrâneos, quando mais e mais se apresentam como tolos, valorizando em demasia os enlatados, sem a menor criativadade e respeito às nossas tradições.
Os alienígenas pouco se importam em copiar nossos costumes, pois vibram com os próprios, isentando-se de sequer conhecer os dos outros.
Aqui, quanto mais copiado, melhor. E o que é pior: copiam mal.

Anônimo disse...

É Brasilino, infelizmente não vemos outro jeito, ou criamos vergonha ou vamos ser sempre 'terceiro mundo'.

Lurdes disse...

Pois é Dr., até agora ninguém tinha atentado para o detalhe que o sr. anotou.
Mas, brasileiro é assim, mesmo assistindo o erro ainda acaba aplaudindo e achando graça!

Anônimo disse...

É por isto que eu gosto dos Sex Pistols.

Abraços,
Diogo Moraes.

observador disse...

JC não é a toa que este blog chegou à sua milésima postagem e um ano de feliz vida, pois vemos que aqui é um foro de debate, aonde ninguém impõe que se siga a regra daquilo que aqui se insere, mas o comentário apresentado por Brasilino realmente é uma triste realidade. Isto, porém, não quer dizer que todos devam agir assim, como o caso do interveniente Diogo que gosta de uma banda Americana, uma vez que, pelo que vejo, a critica que está na matéria central é quanto a cultura, ou falta de cultura de nosso povo, e não deve ser tratada em questões pontuais ou quanto a pessoas. Parabéns Brasilino, uma boa observação.

Anônimo disse...

Não acho que a influência dos Estados Unidos sobre o Brasil seja tão grande ou significativa. Por exemplo, as maiores montadoras que atuam no mercado brasileiro são européias. O nosso padrão de telefonia celular é baseado no europeu também (o que na minha opinião é um erro, pois o padrão americano é muito melhor). O padrão para a TV digital é baseado no sistema japonês. Nós adotamos o sistema métrico ao contrario dos Estados Unidos. Nossos hábitos alimentares felizmente são muito mais saudáveis que os americanos.
O que nós deveríamos copiar dos americanos é o patriotismo que eles têm, pois eles cantam o hino nos eventos deles com orgulho, o mesmo orgulho que possuem ao colocar uma bandeira na porta de cada casa, no carro e no chaveiro. Esse tipo de atitude nós não vemos por aqui, nem pelos Srs acadêmicos, que consideram-se a massa critica da sociedade.

Anônimo disse...

Boa noite. Somente para constar: O Sex Pistols foi uma banda ícone do punk rock, formada em 1975, em Londres. Ficou muito famosa pela versão de "God save the queen"

Parênteses: God Save the Queen (em inglês "Deus salve a Rainha") é o hino nacional do Reino Unido e da Commonwealth.

Curiosidade: A primeira vez que foram aos Estados Unidos da América foi em 1978.

Enfim Observador, os demônios estão nos detalhes...

Abraços,

Diogo.

Anônimo disse...

Só uma coisa que faltou neste dia 01 de setembro, o parabéns para o brasileiríssimo Corinthians!!!

Abraço,
Diogo.

observador disse...

Diogo, se faltava agora não falta mais, pois nosso Corinthians merece aplausos pelo templo glorioso de existência e de alegrias e emoções que nos proporcionou. 'Salve o Corinthians, campeão dos Campeões'.

Seo Jorge disse...

Lord Diogo: vc. não está vivendo sob a coroa da Rainha da Inglaterra e nós, aqui do taiadablog, não estamos precisando de "especialistas" em cultura inglesa!
E tem mais, erudição não se compra em qualquer botequim! Vem de berço, tá?
E salve o Corinthians!

Anônimo disse...

Olá,

"Erudição vem de berço". Mais elilitista impossível! A palavra preconceito fica com vergonha do seus conceitos... Parabéns pelas idéias SeU GEOrge.

Abraços,
Diogo.

Seo Jorge disse...

É elitista, mané! E olhe para o próprio rabo pois é isto que vc. representa, com esta filosofia de caixa de fósforo!

Banzo disse...

Gostei quando a Fafá cantou o Hino no funeral do Tancredo.

LLL disse...

Prezados Leitores, nào concordo com a critica em relação a cópia de coisas americans. Hoje constatei que o JC colocou no blog uma materia sobre o ITA. Esta instituição foi fundada baseada no sistema de ensino da maior universidade do mundo, que é o MIT (americana). Acho que devemos nos basear em coisas que funcionam independente da origem. Ja imaginou se todo o nosso sistema de ensino fosse como o americano? Teriamos muito mais profissionais de alta qualidade, o que levaria nosso pais para uma direção melhor.
Abraço a todos,
LLL

Zé Esperança disse...

Diogo, com certeza voce faz parte da geração que, embora com um pouco mais cultura (inutil) como demonstrou, faz parte desta 'turba' que se impressiona com camiseta, música e outras coisa em inglês, sem, no entanto, saber o que significa, e como diz a matéria enfocada, no caminho para ser 'um bom macaquinho'

Brasilino Neto disse...

JC a matéria enfocada trouxe bastante debate, o que evidencia que o 'Taiada' está no caminho certo. Ressalto, no entanto, que a objeção feita na matéria são as que nos expõem ao ridículo, como o caso dos Hinos Nacionais, pois como me referi, um pode ser cantado como fazem lá, dado seu ritmo, enquanto que o nosso, pujante, célere e impositivo não. abraços a todos.

Laudemir disse...

A energúmena Vanusa, apareceu num programa de televisão e, para justificar sua grogue participação cantando o hino nacional todo errado, disse que o hino é muito longo e complicado e além disto ela tem problemas de saúde, que atrapalham sua vida profissional.
Pergunto então: porque aceitou tarefa tão importante? E, pior, como pode uma cantorazinha de porta de botequim de quinta categoria como ela, ousar criticar um hino que até jogador de futebol sabe de cor e salteado?
Isto é uma vergonha???

Dudu disse...

Para mim, pareceu que ela estava com a cara cheia de cachaça ou algo mais!