Taiadablog: Procuradoria defende ação contra suplentes!!!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Procuradoria defende ação contra suplentes!!!

vergonha41[1] A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo considerou ilegal a implantação imediata da emenda constitucional que criou 7.709 vagas de vereador no país e enviou uma recomendação aos promotores eleitorais de todos os municípios de São Paulo para que eles busquem anular na Justiça a posse de suplentes nos cargos.

A chamada PEC dos Vereadores foi promulgada ontem pelo Congresso Nacional e tornou-se a emenda constitucional nº 58. A possibilidade de os suplentes assumirem a partir de hoje gera controvérsias jurídicas. O deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), relator da PEC na Câmara, defende que os suplentes ocupem os cargos imediatamente.

Já para o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, e o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Carlos Ayres Britto, o novo número de vereadores se aplica à próxima legislatura, ou seja, só passa a valer a partir das próximas eleições municipais.

O procurador regional eleitoral de São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, também se posicionou contra a posse dos suplentes e enviou ofícios aos promotores paulistas sobre a questão. Gonçalves aconselhou os promotores a ajuizarem mandados de segurança ou ações denominadas recursos contra a expedição de diploma para anular medidas que permitam aos suplentes assumir vagas nas Câmaras Municipais.

O procurador disse que a posse dos suplentes provocará um "trem da alegria". Para ele, se a medida for efetivada "serão empregadas 7.000 pessoas ao mesmo tempo que não foram eleitas, e vão exercer a função de representantes".

A recomendação do procurador não tem caráter obrigatório- cada promotor estadual tem independência funcional para atuar na sua comarca-, mas serve de referência para o Ministério Público.

2 comentários:

Anônimo disse...

Roberto diz:Acabei de ver uma entrevista do Ministro CarlosAyres de Brito,e o mesmo disse,que tem que dar posse aos vereadores.Ele pessoalmente tem seu pensamento contrario,mais com a promulgação da Emenda Constitucional,o mesmo tem que dar posse aos vereadores do Brasil.Refazer o quociente eleitoral,dividir pelo numero de cadeiras,e fazer o recalculo.A OAB deixara para 18 de outubro , em uma assembleia,para ver se entre com ADIN ou não.Estas são as informçoes que tenho dos telejornais pela mamhã.

Anônimo disse...

Todos farinha de um mesmo saco (podres)