Taiadablog: Este Pré-sal é um engodo???

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Este Pré-sal é um engodo???

Meus amigos: este engodo do pré-sal que o molusco está nos empurrando pela garganta, não tem sido contestado corretamente, pela viabilidade técnica da extração em águas de profundidades sem paralelo, que exigirão o desenvolvimento de novos materiais, recursos humanos, sistemas de segurança, etc., além de ninguém ainda estar falando, que não se sabe a qualidade do petróleo que virá à tona, se pesado, cuja característica não possui valor comercial, ou se leve, mais apropriado e adequado às instalações e ao processamento pela Petrobrás!

Não se fala também, dos efeitos que o sal marítimo pode provocar tanto no petróleo a ser extraído, quanto e principalmente, nos equipamentos de prospecção e de refinamento, quando, diante do uso contínuo, as partículas vão se solidificando nos tubos e tubulações, provocando o mesmo efeito do entupimento das artérias humanas!

Estamos então, diante de uma incógnita semelhante à ocorrida tempos atrás, quando o Brasil importava o petróleo denominado "bachaquero", da Venezuela, extremamente pesado, que só servia para óleo combustível e asfalto, ou a importação do petróleo Raz-Garib, dos Emirados Árabes, que, por ser extremamente salgado, não tinha valor comercial nenhum, deixando a empresa e o País, no prejuízo!

Vamos lá, mas vamos com calma, colocando na frente da euforia e dos sonhos, os números, as medidas, os pesos e principalmente o equilíbrio e a sensatez!

Caça Rafaele Não podemos enfrentar mais uma situação como aquela dos caças franceses Rafaele, em que o molusco nos fez, e fará muito mais, passar vergonha, perante a comunidade internacional, muito mais ainda, quando os americanos virarem o jogo e ganharem a concorrência para fornecimento dos jatos!

3 comentários:

Saguiru disse...

Parabéns JC por demonstrar conhecimento tecnico a respeito de prospecção e processamento de petroleo, coisa que a imprensa chapa branca não diz por não saber ou, sabe mas não diz, mas você é corajoso. Existe o petroleo de baixo valor comercial, os pesados que não tem valor para exportação nem processamento. O presidente na ânsia de nos empurrar goela abaixo sua pupila a guerrilheira, usa de todo subtefugio para enganar o eleitor. Primeiro foi o PAC que está empacado, depois minha casa minha vida que não emplacou agora o tal pré sal. Me poupem.

Paulo Márcio disse...

JC uma coisa é a Petrobrás falar que conseguirá extrair o petróleo de aguas profundas com esta tecnologia mequetrefe que tem hoje.
Falar é facil, muito porque reflete posicionamento subjetivo no presente. Mas no futuro é que a porca torce o rabo. Vamos torcer para que dê certo mesmo mas, trata-se de tecnologia de ponta, de alto nível e ainda em fase de desenvolvimento!

Saguiru disse...

Minha gente devo uma explicação para o nome de peixe que adotei, este pelo menos existe em nossos rios e todos conhecem e até já saborearam. Estou traçando um paralelo com o nome de campos de petroleo da região nordente, como albacora,xerelete,pargo, maarlin e outros. Agora o do pre-sal chamar-se-a como, como.A advinhou né - LULA, POLVO ETC.