Taiadablog: II Mutirão de castração de animais de rua!!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

II Mutirão de castração de animais de rua!!!


A Apata - Associação Protetora dos Animais de Taubaté, entidade, que existe há cerca de 30 anos, sem fins lucrativos, realiza mais um ato de responsabilidade: a castração de inúmeros animais em um final de semana, para racionalizar o controle populacional dos animais de rua!

A esterilização de fêmeas e machos, também se transforma num ato de amor e prevenção, tanto de doenças no decorrer da idade, quanto de um aumento enorme no número de cães e gatos jogados pelas ruas das cidades.

Explicando melhor, a maioria torce o nariz para essa palavra, castração/esterilização. Mas faça as contas, se uma fêmea tiver cinco filhotes a cada seis meses e esses filhotes, continuarem a procriar sem nenhum tipo de controle, ao final de dois anos, essa mesma fêmea dependendo do seu tamanho e raça, (no caso dos gatos, o cio ocorre a cada dois ou três meses), terá pelo menos, 550 descendentes. Muitos deles serão abandonados “a própria sorte” para morrerem atropelados, de fome, de doenças ou maltratados, pura e simplesmente.

Esterilizar os animais pode ser uma maneira inteligente de darmos qualidade de vida e donos responsáveis para a população canina e felina dos Municípios, visto que, de nada adiantará construir enormes canis (ou prisões eternas?) para abrigar animais abandonados, se o crescimento deles for sempre superior ao que conseguimos manter, com dignidade e respeito.

Acho que esta seria uma bela campanha a ser abraçada pela AMAIS de Caçapava, visto que, só a adoção, não inibe e nem reduz o número de animais nas ruas, não é mesmo?

Que tal uma bela campanha como esta, envolvendo a municipalidade, as entidades civis, as clínicas e os senhores veterinários, o os militares do exército, voluntários, enfim, toda a comunidade para resolver este problema, heim?

Nenhum comentário: