Taiadablog: Apêndice já pode ser extraído pelo umbigo sem deixar cicatriz !!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Apêndice já pode ser extraído pelo umbigo sem deixar cicatriz !!!


Uma nova técnica para a cirurgia de apendicite permite a retirada do órgão pelo umbigo sem deixar cicatriz.
 
O procedimento é feito com uma só incisão e é mais simples do que a videolaparoscopia tradicional - com três orifícios- ou mesmo do que as chamadas cirurgias de porta única, mais recentes, feitas com apenas uma incisão, mas que usam equipamentos específicos. 

A apendicite é a inflamação e infecção do apêndice -órgão em forma de dedo entre o intestino grosso e o delgado. Quando acontece a inflamação, o apêndice precisa ser extraído. 

"Além de ser minimamente invasiva, a técnica é simples e barata. Pode ser feita em larga escala", diz o cirurgião Sylvio Avilla, do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba. 

Desde o começo de setembro a técnica já foi aplicada em 15 crianças e adolescentes de 4 a 16 anos. Os pacientes têm alta em até dois dias. 

A cirurgia é uma mistura entre a videolaparoscopia e a operação tradicional (corte de quatro centímetros). 

"Fazemos a incisão de aproximadamente dois centímetros dentro do umbigo e o apêndice é puxado para fora da barriga. A extração é externa, como no procedimento tradicional", explica o cirurgião pediátrico. 

Apesar de até agora a cirurgia só ter sido feita em crianças, o médico não vê impedimentos em usá-la em adultos. "Adolescentes que operamos já têm estrutura física de um adulto."

Nenhum comentário: