Taiadablog: Madeira de Vento: clássicos de qualidade !!!

sábado, 9 de outubro de 2010

Madeira de Vento: clássicos de qualidade !!!

Um dos belos trabalhos do grupo, de 2003
O grupo paulistano Madeira de Vento é a atração do hoje, sábado, dia 9, no Cine Vogue, em Caçapava, como parte do projeto Viagem Musical, que teve inicio no último dia 2 e vai até dia 23 de outubro com apresentações musicais gratuitas no espaço, sempre aos sábados, às 20h.

O Madeira de Vento é um quinteto de clarinetistas formado por João Francisco Correia, Fernando de Oliveira, Michel Moraes, Mário Marques e Otinilo Pacheco, todos músicos com passagem pelas principais orquestras e bandas sinfônicas do Estado de São Paulo.

O quinteto faz música de câmara misturando elementos da música clássica, da música popular brasileira, das rodas de choro e das bandas de coreto.  Desde 1998, quando foi formado, o quinteto vem pesquisando e divulgando a música brasileira. Em 2001 foi selecionado para representar o Estado de São Paulo no Projeto Rumos Itaú Cultural Música. Neste projeto foram reunidos, em uma série de CDs, 78 nomes, entre grupos e artistas, com intuito de mapear a produção cultural do país.

Seu primeiro CD, “Chovendo Canivetes”, foi lançado em 2003 pelo selo “CPC-UMES” e faz um inventário da história da clarineta no Brasil, homenageando os maiores expoentes do instrumento.

Em agosto de 2006, o grupo foi convidado pela International Clarinet Association para se apresentar no ClarinetFest 2006, realizado em Atlanta, nos Estados Unidos. No ano seguinte, se apresentou no ClarinetFest 2007 realizado em Vancouver, no Canadá.

O projeto Viagem Musical é patrocinado pela Fundação Nestlé Brasil e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural).

Caçapava é a única cidade da região a receber o projeto. Os demais municípios contemplados são Araraquara, Cordeirópolis, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo.

A programação reúne reconhecidos grupos musicais que interpretam estilos como blues, choro, música popular e música clássica. Os concertos tiveram início no sábado passado, com uma apresentação do grupo Ginga, que mostrou ritmos como jazz, bossa nova e blues.

O projeto tem por objetivo contribuir para a formação de público para a música instrumental, com apresentação de diversos estilos musicais. A ideia é levar cultura e arte à população, proporcionando o contato com a linguagem musical a partir da vivência com profissionais reconhecidos, despertando assim o interesse pela música erudita e pela música popular de qualidade.

Nenhum comentário: