Taiadablog: Um recado de cultura !!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Um recado de cultura !!!

Do Secretario de Cultura Fabrício Correia:
Fabrício Correia, Irene Borsoi e Fatima Freire-Dowbor
"Aproveitando o dia do professor, divido com os leitores do blog, o prazeroso encontro dos professores da rede municipal de ensino com a mestra Fátima Freire-Dowbor, filha do saudoso Paulo Freire, ícone da educação, um dos grandes pensadores da história da pedagogia mundial.

Na jornada pedagógica realizada, Fátima Freire, que lançou também seu livro “Quem Educa Marca o Corpo do Outro”, discorreu sobre a relação dos professores com os alunos em sala de aula.
Durante o almoço conversamos sobre a importância da cultura no processo de aprendizagem. Seu pai, tinha a convicção, que é por meio da cultura que se pode gerar transformações no processo social geral, e não só da educação.
Refletimos sobre a diferença entre politizar e partidarizar. Como educadores não devemos abraçar causas partidárias em sala de aula. Educar é um ato político, no sentido do compromisso assumido com o outro, para que este possa ser cada vez mais sujeito de sua história.

Finalizando, Freire dizia que não era suficiente ensinar a pensar, nós enquanto professores educadores temos também como desafio, ensinar a pensar bem."

Um comentário:

da beira do rio... disse...

JC aproveite que ele é seu "chegado" e fale pra ele que o nome do Centro Cultural de Caçapava se chama JOSÉ FRANCISCO NATALI e não C. C. Vera Cruz, como ele mandou pintar...grato