Taiadablog: Utilize menos sacolas plásticas !!!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Utilize menos sacolas plásticas !!!

Meus amigos: continua a guerra contra a utilização, pela população, de sacolas plásticas de supermercado, para o transporte de gêneros alimentícios.

É assustador como cresceu nos últimos tempos, a utilização destas sacolas e preocupa-nos seu destino no meio ambiente. Alguns ecologistas dizem que leva quase 30 anos para sejam absorvidas pela natureza e isto representa um perigo para o futuro próximo!

Entretanto, já não é a primeira vez que alertamos sobre o assunto, a culpa pelo aumento da utilização deste tipo de sacolas, é do próprio governo pois, a população que os utiliza, o fazem por falta de alternativas viáveis para o transporte dos alimentos, além de também visar seu reaproveitamento para o descarte de lixo doméstico!

Alguém tem uma solução para o problema? Antigamente, usava-se colocar o lixo em latas de óleo de caminhão, que o lixeiro despejava no coletor e devolvia à calçada.

Isto naquele tempo em que se amarrava cachorro com linguiça, né? Mas hoje, agora, imaginem só a situação, com estes jovens delinquentes chutando lata atrás de lata pelas ruas! É uma situação impensável.

Repetimos: Alguém tem uma solução para o problema? Se tiver uma boa e aproveitável solução, encaminhe-nos, que teremos o prazer de avisar as autoridades!

O povo, ao contrário do que o político diz, tem sim educação ambiental e só espera uma solução viável para o lixo doméstico!

Enquanto isto, várias sugestões são colocadas em prática pela sociedade! Vejam só o texto impresso nas camisetas dos funcionários do Supermercado Simpatia na Vila Santa Izabel (aliás, diga-se de passagem, sem mercham, trata-se de um dos melhores supermercados da cidade!), onde se lê: "Colabore com o meio ambiente - utilize menos sacolas plásticas!" 

Boas iniciativas como estas, nos aparece todos os dias mas, é preciso que o assunto seja revisto com a importância que nele reside, não é?  

6 comentários:

Laudemir disse...

É o Nacin que está na foto! Ele vai ser vovô em breve! Parabéns!

Eugênio C. disse...

O Nacin vai ser vovô e vai ficar mais calminho também, né?
Benza Deus!

Rubis disse...

A mudança mais simples é pelo uso de caixas de papelão, que degradam bem mais rápido. Basta solicitar no caixa.

Unknown disse...

Boa idéia Rubis, que inclusive já tem sido adotada por alguns supermercados.
Mas, em minha opinião, as caixas de papelão ´~ao ótimas para se transportar os produtos do caixa para o carro e do carro para a despensa de casa, não é?
Mas tem grande parte da população, que não tem carro e necessita transportar suas compras em distancias relativamente longas. E aí, como fazer, não é mesmo? Só mesmo as sacolas plásticas.
Nossa proposta, seria unir as duas opções de uso das sacolas (transporte de generos alimentícios e uso para o lixo doméstico) e se desenvolver uma sacola ecológicamente correta, para substituir as que atualmente são distribuídas nos supermercados. Sem aumento no preço dos produtos, ok?
Obrigado por sua sugestão e continue conosco!

jansen terra. disse...

Meu amigo JCFlores, será que já não era a hora de voltar as velhas sacolas feitas em casa de tecido reforçado que dura muito, ou então as velhas cestas, feitas de taguara.
Fica a sugestão.

Claudia Resende disse...

Eu mandei uma mensagem e nao foi postada, portanto aqui vai de novo.
Há anos uso o minimo de sacolinhas e tenho sempre a mesma frase, nao quero porque o mundo vai acabar em saquinho.
Mas eu, ao contrario de voces tenho outra solução, que elas fossem cobradas garanto que ai as pessoas iriam usar de maneira bem mais equilibrada. O fato de ser "de graça" mas que na realidade ja está embutida no preço das compras faz com que as pessoas ajam com irresponsabilidade.