Taiadablog: Caçapavense é Bispo de Umuarama, PR !!!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Caçapavense é Bispo de Umuarama, PR !!!

No próximo dia 12 de Fevereiro, ocorrerá, às 15 horas, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama estado do Paraná, a posse de Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv, cidadão caçapavense, como Bispo da cidade!

Dom Mamede, foi nomeado bispo por Bento XVI em 26 de Abril de 2006 e designado para ser auxiliar em São Paulo com a sede titular de AQUAE ALBAE IN MAURETANIA.

Foi ordenado bispo no dia 1 de julho de 2006 pelo Cardeal Cláudio Hummes. De 2006 a 2010 foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e responsável pela Região Episcopal Lapa. No dia 24 de novembro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo da Diocese de Umuarama.

MENSAGEM DE DOM JOÃO MAMEDE FILHO À DIOCESE DE UMUARAMA.

"Agradeço a confiança e suplico a Deus, mormente pela intercessão de São Francisco de Assis, que me auxilie muito com sua graça”.

Na Carta ao Santo Padre Bento XVI em que dei meu sim à nomeação como Bispo de Umuarama escrevi: “...respondo que assumo, com todo coração e toda a alma, a incumbência de pastorear, como Bispo, a Diocese de Umuarama, que desde já, mesmo sem conhecer, amo intensamente.
Agradeço a confiança e suplico a Deus, mormente pela intercessão de São Francisco de Assis, que me auxilie muito com sua graça”.
O lema do meu brasão episcopal expliquei assim: “No Evangelho força de Deus” não se encontra nessa formulação na Bíblia. Mas as palavras que o formam estão muito próximas, por exemplo, em Rm 1,16. Trata-se de uma experiência que me tranquiliza. Diante dos desafios maiores, sempre me sossega e traz serenidade pensar que o Evangelho tem uma força que, mais cedo ou mais tarde, é a que vai triunfar. E vai triunfar porque já está no fundo de cada ser humano”.
Digo agora a todos os irmãos e irmãs da Diocese de Umuarama que jamais pretendi, como bispo, nada diferente da Igreja de vocês. E que por isso, para lá vou feliz e com toda boa vontade.
Digo a todos os irmãos e irmãs que colaborarei, com a luz que Deus me propiciar, para que cada batizado, cada cristão da Diocese de Umuarama sinta toda a alegria e gratidão por ter sido ‘alcançado por Cristo’ (Fl 3,12). Cada religioso e religiosa, sinta toda a alegria e gratidão por ter sido chamado (a) a consagrar-Lhe a vida. Cada padre sinta toda a alegria e gratidão pela honra e distinção da vocação, porque Ele, Jesus, os quis pertinho dele, estreitamente comprometidos com sua coisa e sua causa no mundo. Que cada agente de pastoral, cada servidor da Igreja sinta toda alegria e gratidão pela honra de poder trabalhar pela comunidade que fermenta o Espírito de Jesus.
Juntos havemos de lançar a luz do ‘Evangelho, força de Deus’, sobre a vida de crianças, jovens, adultos e idosos, enfermos e sãos, de todas as raças, cores e condições sociais.
Havemos ainda de somar esforços com todas as autoridades, de todas as áreas e de todos os escalões, para conquistar o bom e o melhor possível, para todos e cada um dos habitantes dos municípios da Diocese de Umuarama.
Havemos de somar forças com todos os movimentos, entidades e associações que labutam pelo que alegra, felicita, enobrece, eleva, honra e dignifica o ser humano, sobretudo os menos aquinhoados.
Que Deus todo poderoso, por intercessão de Nossa Senhora do Rocio, conceda-nos toda a graça necessária. Amém.

3 comentários:

André Silvestre disse...

Parabéns Dom Frei Mamede nós o conhecemos desde quando o senhor ainda era noviço. Me emocionei muito hoje pela manha quando te vi no jornal mais sério de Caçapava. Jc me permita parabenizar à Monica do JC e a você pelo seu blog que nos traz tanta coisa importante.

Brasilino Neto disse...

Bispo Mamede, que Deus o mantenha iluminado, tal como fez em toda sua trajetória de vida, de forma que possa conduzir seu rebanho para junto Dele e de Jesus. Caçapava se orgulha de ter Vossa Excelência Reverendissima como seu filho.

André Silvestre disse...

Jc, na internet no site da Diocese de Umuarama, tem um vídeo de 15 minutos com uma entrevista de Dom Mamede e alguns trechos da ordenação Episcopal que foi realizado aqui em Caçapava no clube Jequitibá, voce poderia colocar no seu blog?