Taiadablog: Beltrão, o descomplicador !!!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Beltrão, o descomplicador !!!

Hélio Beltrão – Economista, professor de Direito e Administração, ex-ministro do Planejamento e da Previdência Social, empresário de sucesso e que também fora presidente da Petrobrás – foi escolhido pelo presidente João Figueiredo para executar o primeiro programa de desburocratização do Brasil.
Em 1979, o então presidente João Figueiredo queria demonstrar que o processo de reabertura política do Brasil era para valer e achava que reduzir o poder do Estado no controle das pessoas era uma evidência disto.

Criou então o decreto 83.740, que instituía o Programa Nacional de Desburocratização, que tinha o objetivo de dinamizar e simplificar o trabalho dos órgãos públicos, facilitar a vida dos cidadãos.

Para dar seguimento ao projeto, o general escolheu Beltrão, seu conterrâneo carioca e amigo de confiança, e a medida virou notícia em todos os jornais.

Em sua primeira entrevista, essa aí da foto, Beltrão enfatizou que, para eliminar a demora e a formalidade, era necessário confiar na palavra de cada brasileiro presumindo ser verdade o que declaravam.

Só assim era possível reduzir os entraves administrativos para eliminar a demora e a formalidade. Hoje o mesmo programa ainda existe e até ganhou uma gerência nacional no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Daquele distante dia de 18 de julho de 1979 até hoje consta que 420 medidas foram postas em prática. Infelizmente nem todas eliminaram por completo a burocracia.

Nenhum comentário: