Taiadablog: Desorganização nos Jogos Universitários de Caçapava - JUCA!!!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Desorganização nos Jogos Universitários de Caçapava - JUCA!!!

Meus amigos: vejam só o email recebido de uma de nossas mais assíduas leitoras:

"JC, bom dia!!
Vc deve saber sobre o J.U.C.A (jogos universitários) que está acontecendo na cidade e que cerca de 5 mil jovens estão participando. Aqui na escola Roque Passarelli estão em torno de 600 jovens.
Eu moro na rua da escola e uma dificuldade muito grande para eles é local para tomar banho. Aqui em casa tem vindo uma média de 15 jovens tomar banho (durante  3dias), não cobro nada deles, e como tenho mais de 1 banheiro em casa não me atrapalha, mas fiquei sabendo que tem gente na vizinhança cobrando 10 reais por um banho de 5 minutos, isso para mim já é exploração.
Optei por não cobrar pois tenho filhos jovens e gostaria que alguém fizesse algo por eles tb, caso precisassem.
A minha reclamação, é quanto a Prefeitura não ter divulgado mais o evento, pois os jovens comentaram que a cidade que os hospedou ano passado, todas as casas próximas tinham placa escrito: BANHO e o preço. Soube por alto tb que jogaram uma bomba lá e tem um estudante hospitalizado. Vc tem mais alguma informação a respeito disso? Como mãe e cidadã fico preocupada e envergonhada.
Ao que vi pelos que vieram aqui em casa, são jovens de excelentes famílias, educados e sinceramente não gostaria que saíssem daqui da cidade com má impressão, já que a cidade se ofereceu para acolhe-los. Para mim está faltando organização por parte da Prefeitura.
Mas como não estou à parte de todo o acontecido, nem posso ficar opinando muito.
Agradeço qualquer informação."

Pois é amigos, pelo que vimos, de fato, os JUCAs não foram suficientemente divulgados até mesmo porque, em regra, só estão sabendo da ocorrência dos jogos, os moradores das proximidades dos locais dos jogos!

O apoio que várias famílias estão dando aos jovens, reflete bem, o posicionamento de gente saudosista e decente, das boas épocas, que sabe que um dia, seus próprios filhos poderão passar pela mesma dificuldade e consideram justo, neste momento, dar este tipo de apoio, vital aos participantes dos jogos.

Penso, no entanto, que é de responsabilidade da cidade que recebe o evento, prover os meios logisticos relacionados à higiene pessoal e à segurança dos participantes.

Infelizmente, algumas pessoas descobrem meios de faturar em situações como esta, sem a menor preocupação com eventuais avaliações desastrosas da hospedagem promovida pela nossa cidade!

Quanto à explosão de uma bomba, nas instalações da Escola, foi um caso sem maiores danos ao patrimônio da escola, nem tampouco à integridade física de alguém.

17 comentários:

CM disse...

Grande JC:

Realmente não foi bem divulgado, e como a leitora disse, tem muitos jovens educados de boa família; porém, estive passando ontem perto do Grêmio dos Sub tenentes e fiquei espantado com a aglomeração de jovens, onde a maioria ostentava um canecão de chopp a tiracolo (literalmente a tiracolo!)com carros com som altíssimo e muitos jovens bêbados urinando pelas calçadas da redondeza sem a menor preocupação/respeito com os transeuntes.
A nossa cidade merece receber jogos universitários, porém os estudantes que vem para torcer acabam extrapolando...

CM

Anônimo disse...

Esse tal de Jogos Universitarios o qual Caçapava da está sediando, falta estrutura e organização. Passe pelo Clube dos Subtenentes, presenciei um monte de jovens universitarios bebendo ao redor do mesmo. Será que estão competindo através dos esportes ou da bebedeira? É realmente lamentável, isso é o exemplo para nossos jovens. Cade a Prefeitura e a Secretaria de Esportes que nada fazem, não preciso ser MÃE DINAH pra dizer que isso não vai acabar bem.

Anônimo disse...

Olha JC concordo com as dua opiniões acima, e acho que está havendo algum engano, que isto seja alguma coisa parecida com jogos,pois moro próximo ao Grêmio dos sub-sargentos e tenentes e estava uma baderna de pessoas bebendo e com sons de seus carros ligados em volumes que com certeza estava incomodando e muito. Passei lá agora a pouco.

Gato Félix disse...

Discordo das opiniões de todos, mas isso não significa que eu não respeito as opiniões deles.
Bom, eu sou totalmente contra que a prefeitura de Caçapava ceda, como abrigo, as escolas municipais para esses estudantes, porque eu acho que a prefeitura deveria primeiro saber que no JUCA não tem nenhum estudante pobrezinho de baixa renda, a maioria desses estudantes, acredito que 99% deles são todos uns filhinhos de papai, pois passei em frente ao ginazio municipal e presenciei que no estacionamento so tem carro como Land Rover e Mitsubishi l200, sem dizer daqueles que andam com carrinhos do ano.
Agora, se esses caras tem dinheiro para andar de carro importado, para pagar mais de 1000 reais numa faculdade, e tambem beber cerveja a noite toda, eles não tem dinheiro para pagar um hotel.
Isso é mais uma prova de que a burguesia podre desse pais consegue de qualquer maneira se beneficiar de atributos voltados a estudantes pobres ou de baixa renda que o governo cede a eles.
Esse JUCA é uma vergonha para a nossa cidade.

Anônimo disse...

Bom, fiquei sabendo que esses jovens que estão no grêmio dos subtenentes são do Mackenzie, a faculdade com maior número de participantes. No Roque Passarelli estão FAAP e Belas Artes. Agora uma coisa devemos pensar: quem tem comércio próximo a esses locais está faturando, pois soube que os mercadinhos, padarias, farmácias têm seu faturamento com um considerável aumento por conta deles. Penso que faltou mais divulgação.

Anônimo disse...

Bom, a cidade não divulgou porque sabia da retalhação dos cidadãos descentes da cidade. Quem permitiu sabia da bacharia que é este JUCA e preferiu manter na escuridão.
Mas que esporte é este que bebem o dia inteiro, não é só a noie como dizem. Até onde sei jovens descentes e de boa familia vão a missa não a festas baixas como essa.
As escolas, patrimonios público da cidade, que em muitos casos impedem os próprios alunos de usarem suas respectivas quadras, agora cedem para festas, bebedeiras e sabe lá o que mais. Essa prefeitura é vergonhosa!
E o dia de aula dos alunos na segunda-feira? Em que estado vão pegar a escola, não vão ter aula? olha ai mais prejuízo ainda, o que a secretaria de educação teria a dizer? Provavelmente não moram perto de nenhuma e nem se preocuparam em ir fiscalizar o comportamentos deste estudante, rsrs estudantes!!!!

Anônimo disse...

Vejamos:
1. este "evento" deveria ser chamado festival de falta de respeito. No Grêmio dos Subtenentes a baixaria é total tanto na rua quanto no som altíssimo; se vc passar com seu carro se prepare para ser chutado e receber tapas e murros no seu veículo
2. os "jovens" de boa família que andam pela cidade totalmente bêbados literalmente xingam a cidade, eu ouvi, ninguém me contou; e são grosseiros com transeuntes. No entanto, tem alguns moradores que dizem que eles são pessoas muito bonitas e quem reclama são velhos. Falta de educação e respeito mudou de nome. Fiquei sabendo de uma historia que uma certa jovem veio autorizada pelo pai desde que ficasse em hotel, no entanto ela falsificou os elementos de acesso de maneira a poder ficar no meio da muvuca
3. gostaria de saber se na segunda feira as escolas vão poder funcionar já que terão de ser limpas depois da passagens destes "visitantes" e quem vai pagar por esta limpeza. Tb quero saber para onde vai o dinheiro cobrado por eles que consta do convite
4. Gostaria de saber como a diretoria de ensino da região permitiu o empréstimo dos prédios já que sabidamente eles não tem estrutura para tais eventos. O mesmo pensamento gostaria que fosse levado para a associação e o Jequitibá.
5. Pergunto de quem foi a brilhante idéia deste evento ... e por que a secretaria da educação municipal o permitiu
6. não vou relatar aqui as varias reclamações que ouvi, mas a minha impressão é que obviamente eles não vieram para esportes, na sua quase maioria e, que estão aproveitando ao maximo estes dias de total libertinagem e falta de respeito que estão tendo longe da tutelas dos pais.
7. muitos comerciantes da cidade, principalmente da área de alimentação estão muito felizes com o evento, bem que bom para eles já que o lucro estaria sendo bom.
8. Por que a guarda municipal não esta fazendo hora extra para proteger a cidade e, em vez disto estão preocupados em proteger os visitante para que nada aconteça com eles. E com nós, quem está preocupado já que nós é que moramos aqui e nós é que pagamos impostos.
8. Estava me esquecendo, disseram que hoje vai ter a festa final, quem viver, verá.
Com a palavra a autoridade da cidade que deve estar na festa de S João sem se preocupar com a cidade.

wilson_o_fabio disse...

Frequento o JUCA desde o meu primeiro ano de Faculdade, em 2008, ondo fomos para Guaratinguetá. Sou aluno de Relaçôes Públicas, da Faculdade Cásper Líbero, cujo a mensalidade passa dos R$ 1.000,00. No entanto nâo sou nenhum filinho de papai, meu pai é metalurgico e minha mãe dona de casa, e nem por isso eu deixei de correr atrás do meu sonho. Entrei na Faculdade, fiz um intercâmbio e hj estou no 4 e último ano da Faculdade empregado em uma multinacional. Entendo a revolta de alguns quanto a bebedeira e aos abusos, mas a essência do Juca é justamente essa, são 4 dias de diversâo, cerveja a vontade e disposição para torcer por sua Faculdade. Muitos de vcs não entendem a ligação que temos com nossas faculdades, pq provavelmente (sem ofensas), estudam em faculdades menores e com baixa qualidade de ensino, pois de uns anos p/ cá houve uma banalização da educaçao, onde todos podem estudar, mas nem todos podem ter uma boa qualidade de ensino. Por isso temos orgulho de gritar o nome de nossas agremiações, pois sabemos que estamos nas melhores faculdades e seremos profissionais requisitados pelo mercado. Quanto ao comentário anterior, de que jovens decentes vão a missa eu concordo, mas jovens decentes tbm bebem, falam palavrão e exageram em algumas ocasioes, assim como todo pobre mortal. O Juca tem 18 anos e nunca houve uma morte por bebedeira ou abuso. Só p/ que saibam, alguns dos nossos maiores comunicadores de hoje frequentaram o Juca, vou apenas falar alguns nomes que passaram pela Cásper: Pedro Basan, Tiago Leifert, Pedro Kfouri, Antonia Guainian entre outros. O Juca faz bem p/ economia da cidade e nós frequentadores já estamos acostumados a pagar 5 reais por um banho e ficar em uma barraca por 4 dias, essa é a essência, se tivermos que ficar em hotel, não será mais Juca, acabará o encanto. twitter @wilson_o_fabio

Gato Félix disse...

wilson_o_fabio, quem são Pedro Basan, Tiago Leifert, Pedro Kfouri, Antonia Guainian, que eu saiba esses elementos citados não são jornalistas, mais sim, jornaleiros manipulados pelas grandes midias, e outra, a Faculdade Cásper Líbero é só mais uma faculdade particular igual a qualquer outra faculdade particular que se aproveita de propagandas para arrancar dinheiro de quem não tem capacidade de estudar numa USP, é uma faculdade cujo se você passar em frente dela, você já entra para estudar, basta voce ter dinheiro para pagar.
Então meu amigo não venha com esse papinho de falar que seu pai é metalurgico e sua mãe dona de casa, porque pior que pobre metido a rico, é rico metido a pobre.

Anônimo disse...

Wilson o fabio:

Observa-se em seus comentários que você estuda na Cásper Líbero mas não aprendeu quase nada!!
Deveria ser "pião" igual ao seu pai!
É por alunos do seu nível que o Flávio Prado deixou de dar aulas na Fundação Cásper Líbero.
Fica um conselho: "Quer errar pouco, fale pouco".
Na multinacional em que trabalho, você seria no máximo um estagiário!!!
Felicidades em sua carreira profissional!

Ass. Anônimo revoltado

Anônimo disse...

Muito bem, caro sr Wilson, entendo e sempre tive orgulho da minha escola que diga-se de passagem de menor nunca teve nada de menor, e sim maior afinal era e é USP. Mas antes como hoje nada justifica grosserias, gritos como ouvi de que esta cidade é uma porcaria porque não tem nada no comércio, e isto ja eram 15:30 de um sabado com todos bebados no meio da rua.
Nada vi de sua parte qualquer comentario em defesa de seus colegas referente ao fato de terem sido deixados ao léu no que se refere a estruturas mininas como local para tomar um banho entre outros confortos minimos.
Jogos, maravilha; alegrias e diversões, melhor ainda, mas tem de haver respeito primeiro por parte de quem organiza, no caso prefeitura de quem so se poderia se esperar esta desorganização; segundo de quem nos visita e, terceiro da organização do evento que deveria não promover festival de bebeção no meio da rua com trio eletrico falando um monte de coisas desconexas que enlouqueceram vizinhos ao redor do gremio dos sub-tenentes. Mesmas queixas dos vizinhos e passantes ao redor da associação e jequitiba
ok ...

Gato Félix disse...

wilson_o_fabio, e só para você saber, eu não estudei na Faculdade Cásper Líbero não meu amigo, eu estudei Audiovisual no ECA/USP e depois que me formei, ganhei uma bolsa de estudos por merito academico para fazer a minha especialização em Cinema & Media Studies pela University of California, Los Angeles, eu sim posso falar que eu era estudante pobre, porque sempre estudei em escola publica de pessima qualidade de ensino, mas nunca deixei de lado os meus estudos eo meu sonho e depois que eu entrei na faculdade eu não ganhei carrinho do papai não, aliais eu tive que trabalhar durante quatro anos para me sustentar em São Paulo.
Eu nunca dei bola em participar do JUCA, porque eu já sabia que isso não é um evento esportivo, mas sim um festival de orgia a ceu aberto.
E so para terminar, estudar na PUC, Casper Libero ou Mackenzie são para estudantes playboys que não tiveram capacidade intelectual para estudar na USP, UNESP ou UNICAMP.

Anônimo disse...

Cada vez me assusto mais com os comentários. Sei que a realização do JUCA tem diversos prós e contras, mas sair criticando todos os participantes como filhinhos de papai por estudarem em escolas particulares é o fim da picada!
Temos pessoas boas e educadas com e sem dinheiro, portanto, isso não pode ser parâmetro.
Estas competições são realmente importantes na passagem destes alunos na faculdade e cada um curti como achar melhor. Creio que a falta de organização da prefeitura pesou no fato de não dimensionar o impacto do evento no município e preparar-se para isso, mas é inegavel que todos estes alunos por aqui movimentam diversas áreas do comércio e movimentam a economia.

Anônimo disse...

Mais interessante que fazer estes jogos é ativar o predio universitario no caminho da Borda da Mata. Não é questao tambem se os participantes tem ou nao dinheiro, o que a grande maioria mostrou é nao ter educação. Afinal a impressao que da é que nunca sairam de casa sem supervisão e, agora que sairam liberaram geral. Quanto a prefeitura, a desorganização é resultado claro que iria acontecer. Quem ganhou foram alguns comerciantes da area de alimentos quem perdeu foram os moradores vizinhos dos locais de acomodação dos estudantes com falta de sono, falta de respeito e caos no transito com som alto e desmedido.
To pensando seriamete em mandar umas fotinhas para a diretoria do mackenzie e FAAP dos seus aluhos com camisetas identificadas. O que acham???

Gato Félix disse...

Anonimo voce tem o meu apoio, se voce tem as fotos, mande de preferencia para todas as universidades participante e tambem para a prefeitura de Caçapava, se bem que eu acredito que a prefeitura da cidade não irá resolver nada, pois o negocio deles é dinheiro e maus dinheiro.

Nunes disse...

wilson_o_fabio voce perdeu a oportunidade de ficar quieto, pois, que eu saiba seu pai não passa de um peão de fabrica e a bem da verdade quem trabalha em fabrica servindo os ricos como voce não ganha rios de dinheiro para manter as suas mordomias. Para de negar suas raizes cara e admita que voce não passa de um payboy.

Anônimo disse...

Moro próximo a uma escola, não vi baderna, nem bagunça. Conversei com alguns jovens, aliás muito educados. É óbvio que em todo evento grande há sempre aqueles que primam pela bagunça, mas não foi o que vi da maioria. O que faltou foi mais divulgação e preparo pela Prefeitura. Concordo com o anônimo que ser rico ou pobre não pode ser tomado como parâmetro, aliás isso é preconceito. Tem vizinho por aqui que lucrou mais de 500 reais com banho da garotada. Fui buscar mais informações sobre esse evento, e ele é bastante importante para esses jovens. Parabéns aos atletas que se dedicaram com afinco pelo que fiquei sabendo.