Taiadablog: Polícia ocupa Mangueira com UPP !!!

domingo, 19 de junho de 2011

Polícia ocupa Mangueira com UPP !!!


FotoMariano Beltrame

Uma das favelas mais tradicionais do Rio de Janeiro e do país, o Morro da Mangueira foi ocupado neste domingo pelo BOPE (Batalhão de Operações Especiais da PM). Com a operação, fechou-se o círculo de segurança com o modelo de UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) em torno do estádio do Maracanã, na Tijuca, Zona Norte. A Mangueira, um dos berços do samba na cidade, é a 18ª UPP na capital. A ocupação foi pacífica e sem tiros.

A exemplo das outras operações, a comunidade foi avisada. O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse que já sabe do paradeiro dos traficantes do morro e o comando da PM avisou que a prisão deles é questão de tempo. "Devolvemos a cidadania a 20 mil pessoas", disse Mariano.

Agora, os policiais começam ainda neste domingo a vasculhar possíveis pontos usados pelo tráfico para guardar armas e drogas. Apesar dos avanços da UPP, há gargalos. Até hoje os traficantes do Complexo do Alemão que fugiram na ocupação, há meses, flagrados pelas TVs, não foram capturados.

As comunidades que ganharam UPPs convivem com denúncias esporádicas de que o tráfico de drogas continua nestas favelas. Quando indagado sobre o assunto, o secretário de Segurança diz que o objetivo da UPP é tirar do local a circulação de armas.

O combate ao tráfico virá com a "ocupação social" com programas do governo do estado. A Ouvidoria da PM do Rio para denúncias é pelo número (21) 85967912

Nenhum comentário: