Taiadablog: Hacker violou e-mail de Dilma e tentou vender textos !!!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Hacker violou e-mail de Dilma e tentou vender textos !!!

Dilma Rousseff teve a caixa de entrada de sua conta de e-mail invadida por um hacker do Distrito Federal, fato ocorrido em 2010, em meio à campanha presidencial. O invasor copiou cerca de 600 mensagens recebidas por Dilma.

Deve-se a revelação a dois repórteres que apurarm o seguinte:

1. O sujeito não quis se identificar. Disse chamar-se “Douglas”. Mora na cidade, tem 21 anos. Está desempregado. É residente em Brasília.
2. Depois de capturar as mensagens do correio eletrônico de Dilma, o hacker tentou vendê-las a partidos de oposição. Mencionou o PSDB e o DEM. Disse que sua oferta foi refugada. Tentou vender os textos aos repórteres, sem sucesso!
3. Para demonstrar a autenticidade da “mercadoria” que tenta comercializar, o jovem aceitou acompanhar os repórteres a uma lan-house. exibindo, de relance, o conteúdo de 30 e-mails. Não permitiu que as mensagens fossem fotografadas, nem tampouco autorizou cópias!
4. Constaram da “amostra”, por exemplo, resultados de exames médicos que Dilma teria feito em Porto Alegre, instruções para o segundo turno da campanha…uma agenda telefônica com dados de parentes e assessores de Dilma, depoimentos ligados ao escândalo que levou à queda da ex-ministra Erenice Guerra…comentários sobre acusações feitas contra Dilma pela ex-diretora da Receita Federal Lina Vieira, e mensagens de boa sorte na campanha.
5. No meio do pacote, os repórteres identificaram uma mensagem cuja autenticidade puderam atestar. Tratava-se de e-mail enviado a Dilma por um jornal, e na mensagem, era solicitado à então candidata que autorizasse o acesso ao processo que a ditadura militar movera contra ela. Os autos, mantidos à época sob sigilo, encontravam-se arquivados no Superior Tribunal Militar.
6. Os repórteres procuraram a Presidência da República, que acionou pessoas que assessoraram Dilma na campanha de 2010. Feitas as consultas, a Presidência alegou que tem dificuldades para confirmar se os e-mails foram mesmo extraídos da caixa de mensagens de Dilma.
7. Pelo menos dois remetentes atestaram o conteúdo e autenticidade das mensagens exibidas pelo hacker.
8. Num dos textos, de 7 de outubro de 2010, um dos reporteres pedia a Dilma que confirmasse sua presença num debate presidencial. O evento ocorreria dali a dez dias. 
9. Noutro e-mail, o padre-cantor Fábio de Melo desejava boa sorte a Dilma na véspera do segundo turno da eleição. Ouvido, ele confirmou ter enviado mensagem a Dilma. Embora não se recordasse dos termos, disse que o e-mail tinha “o espírito” do texto em questão.
10. Fora o ataque à caixa de mensagens de Dilma, o invasor disse ter violado também o e-mail de José Dirceu. Alcançado na Europa, onde se encontra, Dirceu disse ter detectado a invasão. Registrou a ocorrência na polícia.
11. O hacker mostrou aos repórteres apenas duas das mensagens que diz ter pescado na máquina de Dirceu. Confrontado com o conteúdo, Dirceu disse que “fazia sentido”. Uma das mensagens fora enviada pelo escritor Paulo Coelho, amigo do ex-chefe da Casa Civil de Lula. Tratava de um possível encontro dos dois, na Europa.  A invasão ao e-mail de Dirceu é mais recente. Deu-se, segundo ele próprio, por volta das duas da madrugada da última segunda (27). Dirceu contou que a senha de sua conta teria sido alterada após telefonema de um desconhecido ao provedor de internet UOL. O intruso logrou alterar a senha porque forneceu dados pessoais de Dirceu. O petista procurou o UOL e conseguiu restabelecer o controle de sua caixa postal.
12. Na conversa com os repórteres, o hacker contou que, antes de investir contra Dilma e Dirceu, invadiu a página eletrônica do diretório nacional do PT, dali extraindo e-mails pessoais de filiados e “outros dados”.

Nenhum comentário: